Visitantes Florais de Murraya exótica L. (Rutaceae)

Autores

  • Maria de Jesus Vitali Universidade Estadual Paulista
  • Vera Lígia Letízio Machado Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1994v15n2p153

Palavras-chave:

Abelhas, Biologia reprodutiva, Murray a exótica, Polinização, Visitantes florais.

Resumo

Foram realizados estudos de biologia floral, sistemas de cruzamento e observação do comportamento da entomofauna visitante de Murraya exótica L. (Rutaceae). Os estudos de biologia floral consistiram de observações sobre a produção de néctar e concentração de açúcar, presença de osmóforos, pigmentos na corola, padrão de reflexão e absorção de raios ultravioleta, viabilidade de pólen, polinizadores e visitantes florais em geral. Os sistemas de cruzamento foram estudados através de polinizações manuais.  A espécie M. exótica é freqüentemente xenogâmica, mas a autogamia também ocorre. Os polinizadores efetivos são as abelhas Apis mellifera (51,6%) e Trigona spinipes (9,9%). Os demais insetos visitantes são pilhadores de néctar e pólen. O florescimento inicia-se normalmente de fevereiro a março e o ciclo reprodutivo completo, compreendendo a produção de botões florais até a formação de frutos maduros, abrange os meses de fevereiro a junho.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Jesus Vitali, Universidade Estadual Paulista

Aluna PG – UNESP – Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista – Rio Claro – SP.

Vera Lígia Letízio Machado, Universidade Estadual Paulista

Professora - UNESP – Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista – Rio Claro – SP.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Vitali M de J, Machado VLL. Visitantes Florais de Murraya exótica L. (Rutaceae). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];15(2):153-69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7011

Edição

Seção

Artigos