Alcoolismo e drogas como fatores de acidentes de trabalho

Autores

  • Ari Bassi do Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p105

Palavras-chave:

Acidentes - Prevenção e Riscos, Efeitos de - Álcool, Maçónica, Estimulantes e Opiáceos

Resumo

Este trabalho foi escrito paia a "X Semana Interna de Prevenção de Acidentes", a qual enfocou os papéis do alcoolismo e demais drogas como fatores de acidentes de trabalho. Sabe-se que algumas substâncias, pela dose cm que são consumidas e por $i/as respostas farmacológicas, podem potenciar e favorecer o aparecimento de consequências nefastas, principalmente se forem consumidas previamente â realizações de tarefas que exigem certo grau de treinamento e boa coordenação motora. O álcool o a maconha, por exemplo, são substâncias originalmente depressoras do sistema nervoso centrai, provocando sérias incordenações motoras, dificuldades de julgamento critico, deteriorização de memória e ataxia. Essas disfunções motoras e cognitivas podem, sem dúvida, dificultar a execução de certas tarefas, advindo daí consequências nefastas. Este trabalho discute ainda as implicações de psicoestimuiantes e opiáceos sobre a atividade do indivíduo em trabalhos que exigem coordenação psicomotora.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ari Bassi do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral de Analise do Comportamento – Centro de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nascimento AB do. Alcoolismo e drogas como fatores de acidentes de trabalho. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];13(2):105-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6984

Edição

Seção

Artigos