Prescrição de antimicrobianos no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 1988

Autores

  • Dayse de Souza Pauli Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Clementino Camacho Biazin Universidade Estadual de Londrina
  • José Luis da Silveira Baldy Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Vitorri
  • Noemi Tateiwa Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Helena dos Santos Gajardoni Universidade Estadual de Londrina
  • Ceila Maria Santana Malaques Universidade Estadual de Londrina
  • Fátima Mitsie Chibana Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Miyagusho Tabas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p117

Palavras-chave:

Infecções hospitalares, Profilaxia antimicrobiana, Custos.

Resumo

Analisou-se neste estudo o uso de antimicrobianos tio Hospital Universitário Regional da Norte do Paraná (HURNP), no período de janeiro a dezembro de 1988, A taxa geral de uso de antimicrobianos foi de 46.02%, para o lotal de 12,193 pacientes, internados. O uso profilático foi de 15,88% e o terapêutico de 31,96%. O tempo médio de uso geral com indicação terapêutica foi de 7,55 dias e com indicação profilática foi de 5,37 dias. As clinicas em que foram prescritos antimicrobianos a mais de 50% dos pacientes internados foram: Urologia, Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia. Ginecologia, Doenças Transmissíveis, Cirurgia Vascular e Cirurgia Infantil. A penicilina G foi o antimicrobiano mais utilizado (taxa de 25.25%), seguido pelo cloranfenicol (14,77%) e pelas cefalosporinas de primeiras geração (10,28%). O cloranfenicol foi o antimicrobiano mais utilizado com finalidade profilática (31.43%). Quanto aos antimicrobianos prescritos para profilaxia cirúrgica, a taxa de uso foi de 41,60% nas cirurgias limpas, 73,40% nas potencialmente contaminadas e 24,00% nas contaminadas. A taxa de infecção nas cirurgias limpas foi de 4,84% nos pacientes que receberam antimicrobianos com finalidade profilática e 6,13% nos que não os receberam. Analisam-se os custos relativos ao uso profilático de antimicrobianos em cirurgia. Os autores ressaltam a necessidade de se estabelecerem medidas para o controle do uso de antimicrobianos em hospitais.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayse de Souza Pauli, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Clinica Medica — CCS/Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Cláudio Clementino Camacho Biazin, Universidade Estadual de Londrina

Departamento do Clínica Cirúrgica - CCS/Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná - Universidade Estadual de Londrina.

José Luis da Silveira Baldy, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Clinica Medica — CCS/Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Débora Vitorri

Farmacêutica e Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Noemi Tateiwa, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira e Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Silvia Helena dos Santos Gajardoni, Universidade Estadual de Londrina

Médica Residente de Clínica Médica - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná - Universidade Estadual de Londrina.

Ceila Maria Santana Malaques, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica do Curso de Medicina – CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná - Universidade Estadual de Londrina.

Fátima Mitsie Chibana, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica do Curso de Medicina – CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná - Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Miyagusho Tabas, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica do Curso de Medicina – CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná - Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Pauli D de S, Biazin CCC, Baldy JL da S, Vitorri D, Tateiwa N, Gajardoni SH dos S, Malaques CMS, Chibana FM, Tabas APM. Prescrição de antimicrobianos no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 1988. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];11(2):117-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6940

Edição

Seção

Artigos