Infecções urinárias hospitalares em doentes internados no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná em 1988

Autores

  • Inês Gimenes Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Noemi Tateiwa Universidade Estadual de Londrina
  • Alair Alfredo Berbert Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Regina Eches Perugini Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Manfredini Elisbão Universidade Estadual de Londrina
  • Dayse de Souza Pauli Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Clementino Camacho Biazin Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p83

Palavras-chave:

Infecção urinária hospitalar, Infecção urinária, Antimicrobianos.

Resumo

Considerando que o conhecimento dos agentes etiológicos e clientela das infecções minarias permite que se adote medidas diagnosticas, terapêuticas; e preventivas eficazes e que comparações temporais da sensibilidade dos microrganismos são importantes em termos de atualização e padronização de antimicrobianos para uso hospitalar, os autores  tiveram como objetivo relacionar a etiologia, epidemiologia e padrão de sensibilidade das bactérias isoladas de pacientes portadores de infecções urinarias hospitalares, bem como compará-las com infecções urinárias comunitárias. Dessa forma foram analisadas 2.223 uroculturas de pacientes internados e atendidos ambulatorialmente no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, durante o ano de 1988. Houve predominância da infecção no sexo feminino, sendo que após os 60 anos de idade o índice maior ficou por conta do sexo masculino. O agente etiológico mais c.omumenie isolado foi a Eseherichia coli, tanto nas infecções hospitalares quanto comunitárias, A Klebsiella sp, Enterobacter sp e Pseudomonas aeruginosa apresentaram índices significativos nas infecções hospitalares acompanhadas de elevado padrão de resistência a antimicrobianos. A Esclierichia coli mostrou-se bastante sensível ao ácido nalidíxico, nitrofurantoina e cefalosporina de 1°, geração, o que não ocorreu com as outras enterobactérias. Estas, por sua vez, demonstraram sensibilidade significativa às quinolonas, amicacina e cefalosporinas de 3° geração e resistência elevada á ampicilina e Trimetoprim-sulfametoxazol.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inês Gimenes Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem – CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Noemi Tateiwa, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Alair Alfredo Berbert, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia. CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Regina Eches Perugini, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia. CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Maria do Carmo Manfredini Elisbão, Universidade Estadual de Londrina

Médica – Residente em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Dayse de Souza Pauli, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Clínica Médica – CCS – Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Cláudio Clementino Camacho Biazin, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Cirurgia Clínica - CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Rodrigues IG, Tateiwa N, Berbert AA, Perugini MRE, Elisbão M do CM, Pauli D de S, Biazin CCC. Infecções urinárias hospitalares em doentes internados no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná em 1988. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 19º de abril de 2024];11(2):83-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6913

Edição

Seção

Artigos