Distribuição das infecções hospitalares e comunitárias por localização topográfica e etiologia de pacientes atendidos no HURNP no ano de 1988

Autores

  • Dayse de Souza Pauli Universidade Estadual de Londrina
  • Inês Gimenes Podrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Regina Eches Perugini Universidade Estadual de Londrina
  • Noemi Tateiwa Universidade Estadual de Londrina
  • Alair Alfredo Berbert Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Clementino Camacho Biazin Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p79

Palavras-chave:

Infecções hospitalares, Topografia, Etiologia, Procedimentos invasivos.

Resumo

Os autores apresentam a incidência de infecções hospitalares e comunitárias, que foi de 10,36%  e  41,38%, respectivamente em estudo realizado no ano de 1988 no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, analisando deforma comparativa sua distribuição topográfica e seus respectivos agentes etiológicos. A taxa das infecções urinárias foi de 17,9%, quando hospitalares, e de 8,25%, quando comunitárias. Nas infecções respiratórias inferiores a taxa foi de 15,84%, quando hospitalares, e de 25,41%, quando comunitária. As infecções cutâneas cinírgicas representaram 17,89% das infecções hospitalares, enquanto as cutâneas não-cirúrgicas foram responsáveis por 18,79% das comunitárias. Quanto aos agentes etiológicos mais frequentes, observou-se que nas infecções hospitalares a Escherichia coli foi responsável por 20,75% dos casos, seguida por Klebsiell sp, 19,33% e por Fseudomonas aemgínosa 16,50%. Nas comunitárias a Escherichia coli foi isolada em 38.40%, a Klebsíella sp em 14,40% e o Staphylococcus aureus em 12.80% dos casos. Analisaram-se, também, alguns procedimentos invasivos relacionados diretamente com essas infecções; nas infecções urinárias observou-se incidência de 1,40% de infecção hospitalar, de maneira geral, e 7,40%, quando relacionada a alguma manipulação de vias urinárias, ocorrendo o mesmo com as infecções broncopulmonares hospitalares, em que a taxa global foi de 1.64%, alcançando, todavia, 7,42% nos pacientes submetidos a procedimentos invasivos das vias respiratórias. Os autores ressaltam a necessidade de constante preocupação por parte de toda a equipe médica e dos membros da Comissão de Controla de Infecção Hospitalar quanto ã indicação de procedimentos invasivos, assim como máximo rigor nas técnicas de assepsia, anti-sepsia, esterilização e nos procedimentos invasivos.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayse de Souza Pauli, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Clínica Médica – CCS – Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Inês Gimenes Podrigues, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem – CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Regina Eches Perugini, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia. CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Noemi Tateiwa, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Alair Alfredo Berbert, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia. CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Cláudio Clementino Camacho Biazin, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Cirurgia Clínica - CCS - Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Pauli D de S, Podrigues IG, Perugini MRE, Tateiwa N, Berbert AA, Biazin CCC. Distribuição das infecções hospitalares e comunitárias por localização topográfica e etiologia de pacientes atendidos no HURNP no ano de 1988. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];11(2):79-83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6912

Edição

Seção

Artigos