Atuação da psicologia no atendimento interdisciplinar ao diabético

Isabel Cristina Scarinci, Henriqueta G. G. de Almeida, Maria do Carmo Lourenço Haddad, Elisa Hatsumi Tokushima, Cléa Marise de Almeida Ferreira

Resumo


Listamos desenvolvendo no Hospital Universitário de Londrina um atendimento interdisciplinar ao diabético, visando abordar o paciente cm nua integridade biopsicossocial. Por isso, a prática da psicologia está inserida neste trabalho de interatuação e não como um atendimento isolado aos pacientes, com o psicólogo atuando em dois níveis: 1) como paciente, de forma grupal e, individual quando necessário; 2) junto à equipe, como elemento orientador e integrador. Sendo assim, o objetivo primordial com a atuação do psicólogo é um trabalho terapêutico, de intervenção e educação, com enfoque na problemática emergente do individuo levando-o a elaborar suas vivências atuais, conviver com a doença e desenvolver suas potencialidades. Através de nossa prática percebemos o quão é difícil traçarmos um perfil psicológico do diabético, mas ressaltamos dois aspectos normalmente observados: 1) semelhança do diabético, no âmbito psíquico, com outras doenças degenerativas; 2) a presença da culpa e a ocorrência da doença como castigo.


 


Palavras-chave


Atendimento interdisciplinar; Papel do psicólogo; Educação e conscientização; Mecanismos de defesa do diabético; Papel social do diabetes; "Culpax Castigo".

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.1988v9n3p151

Direitos autorais 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semina: Ciênc. Biol. Saúde

email: seminabio@uel.br

Londrina - PR
ISSN Print: 1676-5435

EISSN: 1679-0367