Intoxicação em equinos por micotoxinas produzidas por Fusarium moniliforme no norte do Paraná

Autores

  • Elisa Yoko Hirooka Universidade Estadual de Londrina
  • Neusa Maria Alves Viotti Universidade Estadual de Londrina
  • Lúcia M. V. Soares Universidade Estadual de Campinas
  • Amauri Alcindo Alfieri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1988v9n3p135

Palavras-chave:

Micotoxina, Fusarium moniliforme, Leucoencefalomalácia equina, Zearalenona.

Resumo

Leucoencefalomalácia comprometendo equino na região Norte do Paraná, associado à ingestão de milho mofado no 2° semestre de 1985 é descrita neste trabalho. O estudo dos sintomas clínicos, dados anátomo-histopatológicos, analise microbiológica e detecção de micotoxinas foi realizada nos casos ocorridos. Os sintomas clínicos foram predominantemente de origem nervosa, caracterizados principalmente por incoordenação motora, cegueira, depressão e hiperexcitação, ocorrendo a morte do animal dentro de 18 a 36 horas. No exame macroscópico do cérebro observou-se áreas de malácia, comprometendo a substância branca com amolecimento e cavitação. Estas áreas, no exame histopatológico, apresentavam necrose liquefativa, caracterizadas por células em degeneração, congestão de vasos, intenso edema e infiltrados perivasculares de células mono e polimorfonucleares. Nas amostras de ração foi observada alta contaminação fúngica, variando de 10S a IO7 UFC/g de produto, isolando-se predominantemene Fusarium moniliforme. Quanto à presença de micotoxinas (zearalenona, estcrigmatocistina, ocratoxina A e aflatoxinas B1, B2, G1 e G2) na ração, zearalenona foi detectada em ditas amostras nas concentrações de 19,0 mg/Kg (ração mista) e 0, 7mg/Kg (resíduo de mitho), não detectando-se outras toxinas.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisa Yoko Hirooka, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Geral – Centro de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Londrina – CCB/UEL

Neusa Maria Alves Viotti, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Medicina Veterinária, Preventiva, Patologia Animal e Zootecnia. Centro de Ciências Agrárias – Universidade Estadual de Londrina. CCA/UEL.

Lúcia M. V. Soares, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Ciência de Alimentos. Faculdade de Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

 

Amauri Alcindo Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Medicina Veterinária, Preventiva, Patologia Animal e Zootecnia. Centro de Ciências Agrárias – Universidade Estadual de Londrina. CCA/UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Hirooka EY, Viotti NMA, Soares LMV, Alfieri AA. Intoxicação em equinos por micotoxinas produzidas por Fusarium moniliforme no norte do Paraná. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];9(3):135-41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6885

Edição

Seção

Artigos