Leitura: uma opção metodológica para avaliar a compreensão de um texto e estabelecer um programa de treinamento

Zeneide Soubhia, Ana Irma Rodrigues

Resumo


O presente estudo objetivou detectar as estratégias que são utilizadas pelos alunos do 7° período do Curso de Enfermagem da FUEL para compreender um texto acadêmico e estabelecer um programa de treinamento naquelas em que os mesmos demonstraram não possuir domínio. Este estudo se desenvolveu em três etapas; diagnóstico, orientação e treinamentos. Nestas três etapas metodológicas foram utilizados como instrumentos a entrevista, uma ficha de observação direta e a leitura de um texto retirado de um livro acadêmico.



Palavras-chave


Estratégias cognitivas; Estratégias meta-cognitivas; Leitor maduro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.1988v9n3p128

Direitos autorais 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semina: Ciênc. Biol. Saúde

email: seminabio@uel.br

Londrina - PR
ISSN Print: 1676-5435

EISSN: 1679-0367