Métodos de treinamento da estabilização central

Autores

  • João Paulo Manfré dos Santos Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
  • Gabriel Felipe Pioli de Freitas Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p93

Palavras-chave:

Estabilização central, Terapia manual, Fisioterapia.

Resumo

A necessidade de uma ampliação da base teórico-empírica do conceito de estabilização central, por ser uma realidade no arsenal terapêutico, principalmente no âmbito da Terapia Manual e Fisioterapia Desportiva, torna urgente a elaboração de um artigo que traga os métodos de treinamento da estabilização central. Como a lombalgia afeta ou afetará 80% das pessoas de todo o mundo, este método terapêutico mostrou-se eficaz em vários estudos. Para este artigo de revisão, foram utilizados artigos de 1987 a 2008, pesquisados em vários bancos de dados (Scielo, Bireme, Cochrane), além do acervo pessoal. Observou-se que apesar deste assunto estar em ascensão dentro da Fisioterapia, faltam estudos de base aleatória com variáveis controladas, para que mais exercícios usados empiricamente sejam finalmente aceitos cientificamente. Portanto, a estabilização central é um excelente método terapêutico usado em várias situações clínicas, desde o início de um tratamento até a finalização do mesmo. Porém, sugere-se a realização de outros estudos a respeito da estabilização central buscando compreender o comportamento deste tipo de treinamento.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Manfré dos Santos, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Graduado em Fisioterapia pela UENP-FAEFIJA; Pós-graduado em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas pela UENP-FAEFIJA; Docente do curso de Fisioterapia da FAESO.

Gabriel Felipe Pioli de Freitas, Universidade do Oeste Paulista

Graduado em Fisioterapia pela UENP-FAEFIJA; Pós-Graduado em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas pela UENP-FAEFIJA; Pós-Graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela UNICAMP, Pós-Graduando em Ergonomia pela UEL; Discente do curso de medicina da UNIOESTE-SP.

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

1.
Santos JPM dos, Freitas GFP de. Métodos de treinamento da estabilização central. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2010 [citado 28º de março de 2024];31(1):93-101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6609

Edição

Seção

Artigos