Comparação entre parâmetros abióticos e a estrutura florestal de um fragmento de floresta e um reflorestamento abandonado de eucalipto (Eucalyptus saligna Smith) no parque ecológico da Klabin, Telêmaco Borba/PR

Autores

  • Valéria Teodoro da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Souza Medri Universidade Estadual de Londrina
  • Talita Parpinelli Ferracin Universidade Estadual de Londrina
  • Edmilson Bianchini Universidade Estadual de Londrina
  • José Marcelo Domingues Torezan Universidade Estadual de Londrina
  • José Antonio Pimenta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p37

Palavras-chave:

Altura, Cobertura do dossel, Diâmetro do caule, Floresta Secundária, Regeneração, Serapilheira.

Resumo

A estrutura florestal tem impacto direto sobre o microclima, e é importante para a continuidade dos processos sucessionais e para o restabelecimento dos processos do ecossistema. Estudos acerca da estrutura florestal são importantes para auxiliar as ações de restauração ecológica, melhorando a sua aplicação. Visando comparar duas formações florestais, sendo uma delas um fragmento florestal secundário e a outra uma área abandonada de reflorestamento com eucalipto, neste trabalho foram avaliados alguns parâmetros abióticos, bem como a estrutura florestal das áreas. Dentre os fatores abióticos estudados estão: temperatura e umidade relativa do ar, compactação, umidade e pH do solo e espessura da serapilheira. Para analisar a estrutura florestal, foram avaliados: cobertura de herbáceas sobre o solo, índice de cobertura do dossel, diâmetro a altura do peito (DAP), área basal (AB) e altura das árvores de todas as espécies. Entre os parâmetros analisados, comparando-se as áreas, foram observadas que: a compactação do solo é maior na floresta secundária (0,57 MPa) do que no reflorestamento de eucalipto (0,43 MPa); a presença de herbáceas sobre o solo é menor no reflorestamento de eucalipto (17,96%) do que na floresta secundária (59,4%); o índice de cobertura do dossel foi de 45,99% para o reflorestamento de eucalipto, enquanto na floresta secundária este valor foi de 61,02%. No entanto, de acordo com o teste de Kolmogorov-Smirnov, a estrutura florestal não é diferente entre as áreas, já que os valores de DAP e altura não diferiram entre o calculado e o observado.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Teodoro da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Vegetal, Depto de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-Pr.

Paulo Souza Medri, Universidade Estadual de Londrina

Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Vegetal, Depto de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-Pr

Talita Parpinelli Ferracin, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Laboratório de Restauração de Ecossistemas (Labre), Depto de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-PR.

Edmilson Bianchini, Universidade Estadual de Londrina

Professores do Depto. de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-PR.

José Marcelo Domingues Torezan, Universidade Estadual de Londrina

Professores do Depto. de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-PR.

José Antonio Pimenta, Universidade Estadual de Londrina

Professores do Depto. de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina; C.P.: 6001, CEP: 86051-970 – Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

1.
Silva VT da, Medri PS, Ferracin TP, Bianchini E, Torezan JMD, Pimenta JA. Comparação entre parâmetros abióticos e a estrutura florestal de um fragmento de floresta e um reflorestamento abandonado de eucalipto (Eucalyptus saligna Smith) no parque ecológico da Klabin, Telêmaco Borba/PR. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2010 [citado 29º de março de 2024];31(1):37-51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6604

Edição

Seção

Artigos