O ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturação

Autores

  • Zénite Terezinha Ribas César Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1983v4n14p419

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar e avaliar até que ponto o Ciclo Básico das Universidades do Estado do Paraná estão exercendo as funções que a legislação lhe conferiu e se estão correspondendo às expectativas da sociedade. Espera-se que seus resultados contribuam para uma tomada de posição por parte das comunidades universitárias quanto a este importante aspecto da Reforma Universitária. O trabalho é composto de algumas considerações preliminares, tratamento teórico do problema, conceituação, procedimentos metodológicos resultados, análise dos principais problemas encontrados, uma proposta de reestruturação e conclusões. A proposta de reestruturação consta de cinco partes referente especificamente a funções e objetivos, estrutura e funcionamento, conteúdo, metodologia e estratégias de acompanhamento e avaliação. Das conclusões devem ser evidenciadas as seguintes: 1) — O Ciclo Básico não foi uma idéia assumida pelas Universidades do Estado do Paraná, sendo uma inovação imposta pela legislação não envolveu as comunidades universitárias; 2) - Os docentes de modo geral estão preocupados em ensinar a "sua disciplina" não se preocupando com uma "filosofia de ensino", com "uma filosofia da ciência" ou até com a destinação de "sua disciplina" no contexto da formação global do aluno; 3) - Reformas de ensino não se restringem as simples substituições de disciplinas nos planos curriculares. Há necessidade de reflexão para se chegar a um pacto comunitário. Nada adiantam as reformas se as bases não estão convecidas de sua validade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zénite Terezinha Ribas César, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação. Centro de Educação, Comunicação e Artes — UEL. Doutora em Educação — Livre Docente em História da Educação.

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Ribas César ZT. O ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturação. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];4(14):419-32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6352

Edição

Seção

Artigos