Manifestações comportamentais dos cinesíferos nos acidentes e "quase-acidentes" de trânsito

Autores

  • Julieta Arsénio Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1982v3n11p173

Resumo

Esta pesquisa buscou determinar a associação entre as variáveis "agressividade", acidente e "quase-acidentes" e "habilidades de direção e trânsito". O estudo contou com a participação de 30 motoristas que voluntariaram a se submeterem aos testes, por ocasião da renovação de suas carteiras. Encontraram-se coeficientes positivos de correlação entre "agressividade" e "número de acidentes e quase-acidentes" assim como entre "acidentes e”quase-acidentes" e "habilidades de direção e trânsito". A correlação negativa entre "agressividade" e "habilidades de direção de trânsito"dá especial importância a outras verificações desta busca exploratória por interação entre as variáveis estudadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julieta Arsénio, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga do Programa Psicotécnico, da UEL. — Londrina-Paraná-Brasil.

 

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph.D) e Professor do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina -Paraná-Brasil.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Arsénio J, Espírito Santo A do. Manifestações comportamentais dos cinesíferos nos acidentes e "quase-acidentes" de trânsito. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];3(11):173-9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6302

Edição

Seção

Artigos