Avaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leitura

Autores

  • Vani Ruiz Viessi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Aparecida Trevisan Zamberlan Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1980v2n6p67

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as possíveis relações entre três variáveis-critério de realização em leitura: Inventário de Capacidades Primárias de Valett, atribuição de notas pelos professores e desempenho dos sujeitos numa tarefa de ditado de palavras. Os sujeitos foram doze crianças, matriculadas na primeira série do I Grau, de escolas públicas de Londrina, com idade de 7 anos e 8 meses, procedentes de classe média urbana, sendo a metade alfabetizada pelo método misto (fanico) e a outra metade pelo método visual. O material empregado consistiu do Inventário de Capacidades Primárias de Valett, boetim de ntoas dos alunos e cartões contendo as palavras do ditado. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante com referência ao desempenho no Inventário de Capacidades Primárias de Valett x Ditado de Palavras, em favor do grupo instruído pelo método visual (Mann Whitney U Test). No teste estatístico de correlação por postos (Spearman) entre as três variáveis-critério apenas uma correlação estatisticamente significante foi encontrada para Valett x Ditado de palavras (Critério II) favorecendo o grupo treinado pelo método visual.

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Biografia do Autor

Vani Ruiz Viessi, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação — FUEL.

 

Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora do Departamento de Psicologia — FUEL

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Viessi VR, Zamberlan MAT. Avaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leitura. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];2(6):67-71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6239

Edição

Seção

Artigos