Comparações entre três critérios de adoção de papéis sexuais no brinquedo

Autores

  • Maria Aparecida Trevisan Zamberlan Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1980v2n5p11

Resumo

 

Tendo em vista a importância ão controle cultural sobre o atributo sexo no desenvolvimento infantil, realizou-se este trabalho que teve por objetivo geral caracterizar alguns critérios de adoção de papéis sexuais no brinquedo. Como objetivo adicional foi discutida a validade de cada critério e a inter-relação entre os mesmos. Constituiram-se amostras específicas para cada critério. No Critério I, foram sujeitos 75 crianças, sendo 50 de la. e 2a. séris e 15 adultos com formação universitária completa. Todas as crianças freqüentavam escolas públicas e toda a amostra pertencia à classe média. O material utilizado consistiu de 25 slides de brinquedos, projetados para a atribuição de rótulos sexuados e assexuados. Os resultados apontaram pequenas diferenças nas atribuições conferidas aos brinquedos pelos grupos de crianças de la. e 2a. e de 4a. a 5a. séries. Nas comparações das crianças e adultos houve mais diferenças estaticamente sigficantes do que nas comparações de crianças entre si No Critério II, serviram como sujeitos 60 crianças, 50% de cada sexo, com idades de 9 a 10 anos. O procedimento consistiu em assinalar os jogos, brinquedos e atividades comumente adotados por crianças, dentre uma lista de 50 itens Os resultados mostraram proporções bem diferenciadas e significantes para 50% dos 24 itens de escolhas comuns, sendo que dos itens restantes alguns foram apontados exclusivamente por meninas, e outros, exclusivamente por meninos. No Critério III, foram sujeitos 100 crianças, sendo 40 de 4a. série e 60 de 3a. séria, 50% de cada sexo. Os procedimentos consistiram em fazer atribuições ou a fazer escolhas de itens relativos a brinquedos, listados em 10 pares. Os resultados apontaram poucas diferenças nas atribuições conferidas aos brinquedos por meninos e meninas, entretanto, havendo diferenças significantes para todos os itens escolhidos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora Assistente de Psicologia e Desenvolvimento no Departamento de Psicologia Geral e Experimental da UEL. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Zamberlan MAT. Comparações entre três critérios de adoção de papéis sexuais no brinquedo. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];2(5):11-2. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6231

Edição

Seção

Artigos