Aspectos do mito em "Invenção de Orfeu"

Autores

  • Oscar Lermenn Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1979v1n4p03

Resumo

 

Finaliza-se, no presente artigo, a série publicada pela revista SEMINA sob o título: Aspectos do mito em Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima. Como as publicações sob este título constituem partes de uma tese, no presente artigo, o último da série, apresentam-se as partes finais e a conclusão. Salienta-se a característica dinâmica dos elementos estruturais definidos como tais: motilidade ou "movência". Esta amplia a imagística, a nível ontológico, pela associação por semelhança como: ave-peixe-nave. Destacam-se os mitos mais recorrentes na epopéia e conclui-se estabelecendo uma analogia do nível semântico na geração estrutural por expansão e articulação do universo metafórico com a ontogenia a nível biológico.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oscar Lermenn, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Letras e Livre Docente em Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Lermenn O. Aspectos do mito em "Invenção de Orfeu". Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];1(4):03-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6210

Edição

Seção

Artigos