Diabetes insipidus: principais aspectos e análise comparativa com diabetes mellitus

Autores

  • Danielly Mesquita Figueiredo Universidade Federal de Lavras
  • Flávia Lúcia Abreu Rabelo Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p155

Palavras-chave:

Diabetes, Insipidus, Mellitus, ADH.

Resumo

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e na urina. Os dois tipos mais comuns de diabetes são diabetes mellitus insulino-dependente e diabetes mellitus insulino – resistente, e que ambos apresentam comprometimento da regulação da glicemia por ação da insulina. No entanto, existe outra forma de diabetes menos conhecida, mas não menos importante, o diabetes insipidus, que é caracterizado por um distúrbio na síntese, secreção ou ação do ADH (hormônio antidiurético), que pode resultar em síndromes poliúricas com excreção aumentada de urina hipotônica. Fisiologicamente, variações na pressão osmótica ativam osmorreceptores que estimulam a secreção do ADH e esse aumenta a reabsorção de água nos túbulos coletores renais. O presente artigo propõe revisar um estudo abrangente do diabetes insipidus, visando a uma análise comparativa da incidência, diagnóstico, causas, tipos, tratamento e conseqüências entre diabetes insipidus e diabetes mellitus. Diabetes mellitus e insipidus são duas patologias diferentes com a única semelhança que é o próprio diabetes, isto é, poliúria estabelecida. O conhecimento das significativas diferenças entre as patologias estudadas é importante, uma vez que o diabetes insipidus é menos conhecido, porém pode levar a sérias complicações se não for adequadamente tratado.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielly Mesquita Figueiredo, Universidade Federal de Lavras

 

Bióloga. Universidade Federal de Lavras. Departamento de Ciência de Alimentos. Lavras – MG. Cep:37200-000.

Flávia Lúcia Abreu Rabelo, Universidade Vale do Rio Doce

 

Doutora em Bioquímica e Imunologia. Universidade Vale do Rio Doce. Faculdade de Ciências da Saúde – FACS. Governador Valadares – MG. CEP: 35020-220.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

1.
Figueiredo DM, Rabelo FLA. Diabetes insipidus: principais aspectos e análise comparativa com diabetes mellitus. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2009 [citado 19º de março de 2024];30(2):155-62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/4344

Edição

Seção

Artigos