Estudos sobre diversidade de peixes da bacia do alto rio Paraná: uma revisão histórica

Autores

  • Wanner Galves Universidade Estadual de Londrina
  • Oscar Akio Shibatta Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Camargo Jerep Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p141

Palavras-chave:

Biodiversidade, Levantamento faunístico, Riachos, Rios.

Resumo

Os peixes constituem o grupo mais diversificado entre os vertebrados, porém a real grandeza dessa diversidade ainda está longe de ser conhecida. O Brasil possui as maiores redes hidrográficas do mundo, e devido a isso, os estudos realizados nessa grande área foram insuficientes para determinar sua diversidade. Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos estudos relacionados a diversidade de peixes da bacia hidrográfica do alto rio Paraná, considerada a mais investigada em termos de bacias hidrográficas brasileiras, a fim de servir como fonte de informação para propostas de estudos em regiões ainda não investigadas. Nota-se que ainda são escassos os estudos na vertente norte da bacia, nos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, além da vertente oeste, no estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanner Galves, Universidade Estadual de Londrina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-Paraná.

Oscar Akio Shibatta, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutor, docente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal. Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Fernando Camargo Jerep, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 

Doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

1.
Galves W, Shibatta OA, Jerep FC. Estudos sobre diversidade de peixes da bacia do alto rio Paraná: uma revisão histórica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2009 [citado 29º de março de 2024];30(2):141-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/4343

Edição

Seção

Artigos