Indicadores antropométricos e risco para doenças cardiovasculares em mulheres com doenças reumáticas

Autores

  • Eloá Angélica Koehnlein Centro Universitário de Maringá
  • Rose Mari Bennemann Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p131

Palavras-chave:

Doenças reumáticas, Índice de massa corporal, Razão cintura-quadril, Circunferência da cintura, Risco para doenças cardiovasculares.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional e o risco para doenças cardiovasculares de mulheres com doenças reumáticas em uma associação de apoio ao reumático de Maringá-PR. O estado nutricional foi determinado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e o risco para doenças cardiovasculares a partir da razão cintura-quadril (RCQ) e da circunferência da cintura isolada (CC). Foram avaliadas 43 mulheres, sendo 11 adultas e 32 idosas. A maioria (60,46%) das mulheres avaliadas apresentou excesso de peso, 32,56% apresentaram peso adequado e 6,98% (3 idosas) apresentaram baixo peso. O risco para doenças cardiovasculares foi observado em 48,84% das mulheres, de acordo com a avaliação pela RCQ. Já a avaliação da CC isolada demonstrou que 83,72% das mulheres apresentavam risco. Conclui-se que a prevalência de excesso de peso e de risco para doenças cardiovasculares é preocupante nesta população, não apenas em decorrência das complicações associadas, mas pelo agravamento ainda maior na qualidade de vida desses indivíduos.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eloá Angélica Koehnlein, Centro Universitário de Maringá

 

Nutricionista pelo Centro Universitário de Maringá-PR.

Rose Mari Bennemann, Centro Universitário de Maringá

 

Nutricionista, docente do curso de nutrição do Centro Universitário de Maringá-PR. Mestre e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

1.
Koehnlein EA, Bennemann RM. Indicadores antropométricos e risco para doenças cardiovasculares em mulheres com doenças reumáticas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];30(2):131-40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/4342

Edição

Seção

Artigos