Avaliação da qualidade da assistência de enfermagem: qual a melhor estratégia para o repasse dos resultados?

Silvia Regina Mattias, Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Dagmar Willamowis Vituri, José Carlos Dalmas

Resumo


O controle de qualidade na assistência de enfermagem envolve o estabelecimento de padrões baseados em um modelo de cuidado que deve subsidiar o desenvolvimento de medidas passíveis de serem alcançadas,e sirvam como guia das ações aos profissionais. O objetivo deste trabalho foi determinar a opinião da equipe de enfermagem de uma unidade de internação no Hospital Universitário Regional do Norte Paraná, Londrina, quanto à forma utilizada pela Assessoria de Controle de Qualidade de Assistência de Enfermagem (ACQAE), para repassar relatórios de avaliação da qualidade de assistência local e levantar propostas de adequação. Tratou-se de estudo descritivo exploratório, de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados consistiu em questionário composto por 21 perguntas, relacionadas ao processo de qualidade de assistência de enfermagem, realizada nesta unidade de internação. Os resultados mostraram que 81,8% consideraram os dados levantados pela ACQAE importantes para a prática profissional, 44,6% forma de repasse do resultado insuficiente, 65% sugeriram que o enfermeiro da unidade deve fazer feedback aos funcionários. O estudo confirmou a hipótese levantada anteriormente de que as equipes de enfermagem da unidade estudada, têm preferência por um profissional com vivência prática de Enfermagem para realizar o feedback, ou seja, o enfermeiro. A realização deste processo por outro profissional ou estagiário foi considerada insuficiente pelas equipes.

 

 


Palavras-chave


Qualidade de assistência à saúde; Educação em enfermagem; Equipe de enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p121

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