Diversidade e similaridade entre populações de insetos aquáticos em riachos de primeira e segunda ordem, sul do Brasil

Autores

  • Cibele Bender Raio Universidade Estadual de Londrina
  • Andréia Avian Espinoza Universidade Estadual de Londrina
  • Sirlei Terezinha Bennemann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n1p69

Palavras-chave:

Chironomidae, Folhiço, Invertebrados, Microbacias.

Resumo

A estrutura das comunidades de macroinvertebrados aquáticos é influenciada pela velocidade da correnteza do curso d’água e da heterogeneidade de habitats entre outras características. Este trabalho verificou a relação da diversidade de insetos aquáticos com a ordem hidrológica de dois riachos. Para isso, foi testada a seguinte hipótese: a diversidade de insetos associados ao mesmo substrato em trechos equivalentes de riachos classificados em diferentes ordens é semelhante. Amostras de folhiço foram coletas nos trechos médios do riacho Cascatinha (primeira ordem) e do riacho João Pinheiro (segunda ordem), pertencentes à bacia do rio Tibagi, Telêmaco Borba, Paraná, Brasil. A diversidade de cada riacho foi obtida pelo índice de Shannon. Os valores do índice de diversidade foram baixos para ambos os riachos (0,8 no riacho de primeira ordem e 0,89 para o riacho de segunda ordem), não havendo diferença estatística (t= -1,12; p= 0,27). A similaridade entre os riachos foi de 0,51. Esses resultados permitiram verificar que, nos riachos estudados, não há efeito da ordem hidrológica sobre a diversidade de insetos aquáticos (F= 0,14; p=0,71), assim, a hipótese testada foi aceita. O táxon mais abundante, em ambos os riachos, foi Chironomidae (Diptera), representando 82,7% do total de indivíduos coletados. No entanto, ao retirar-se Chironomidae das análises, a hipótese passa a ser rejeitada. A elevada abundância de indivíduos de Chironomidae influenciou os valores da diversidade local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cibele Bender Raio, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) da Universidade Estadual de Londrina. Laboratório de Ecologia Trófica, Departamento de Ciências Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas.

Andréia Avian Espinoza, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Laboratório de Ecologia Trófica, Departamento de Ciências Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas.

Sirlei Terezinha Bennemann, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) da Universidade Estadual de Londrina. Laboratório de Ecologia Trófica, Departamento de Ciências Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2011-10-10

Como Citar

1.
Raio CB, Espinoza AA, Bennemann ST. Diversidade e similaridade entre populações de insetos aquáticos em riachos de primeira e segunda ordem, sul do Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 10º de outubro de 2011 [citado 16º de abril de 2024];32(1):69-76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3999

Edição

Seção

Artigos