Dificuldades e facilidades vividas pelos docentes no processo de implantação do currículo integrado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual De Londrina

Autores

  • Christine Baccarat de Godoy Universidade Estadual de Londrina
  • Nadia Aparecida de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2001v22n1p33

Palavras-chave:

Enfermagem, Currículo integrado, Educação em enfermagem, Mudança curricular na enfermagem, Transformação curricular.

Resumo

O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construíram e implementaram o Módulo I, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. Dentre os fatores facilitadores, destacaram-se o empenho do Colegiado de Curso, o apoio da direção do CCS, o trabalho coletivo em torno de um mesmo ideal, a união, dedicação, compromisso e cooperação entre os professores e o desejo de inovar e criar frente à responsabilidade de formar um profissional consciente, crítico, criativo e reflexivo. Em contrapartida, a carência de tempo devido às atividades docentes e administrativas, a escassez de recursos materiais e humanos e a precariedade da estrutura física, foram mencionados como fatores dificultadores. A avaliação dos docentes também apontou a importância da formação pedagógica continuada. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christine Baccarat de Godoy, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Especialista em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Nadia Aparecida de Souza, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Godoy CB de, Souza NA de. Dificuldades e facilidades vividas pelos docentes no processo de implantação do currículo integrado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual De Londrina. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 28º de março de 2024];22(1):33-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3722

Edição

Seção

Artigos