O desenvolvimento dos princípios de justiça na criança

Autores

  • Dirce Shizuko Fujisawa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p39

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento moral, Justiça.

Resumo

Embora realizados há setenta anos , os estudos de Piaget referentes ao desenvolvimento sócio-moral da criança são valiosos e significativos. Este trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento moral de um grupo de crianças, com base nos estudos realizado por Piaget. Foi realizada uma entrevista semiestruturada coletiva como procedimento de coleta de informações, posteriormente, os dados foram analisados qualitativamente. Foram contadas cinco histórias padronizadas, extraídas dos estudos de Piaget (1994). De acordo com o desenvolvimento sócio-moral descrito por Piaget, os resultados obtidos na entrevista, por meio de histórias padronizadas, evidenciaram que os participantes estão não fase de autonomia ou de cooperação, com tendência predominante a igualdade em seus julgamentos.

 

 

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Biografia do Autor

Dirce Shizuko Fujisawa, Universidade Estadual de Londrina

 

Fisioterapeuta, mestre e doutoranda em Educação, área de concentração “Ensino na Educação Brasileira”, na Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais”. Endereço para contato: Rua Jorge Velho, 784/ apto 202 – centro – Londrina – PR – CEP 86010-510. Fone: 43-3220494.

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Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Fujisawa DS. O desenvolvimento dos princípios de justiça na criança. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 29º de março de 2024];23(1):39-48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3693

Edição

Seção

Artigos