Acidentes de trabalho em ambiente hospitalar e riscos ocupacionais para os profissionais de enfermagem

Autores

  • Iara Aparecida de Oliveira Sêcco Universidade Norte do Paraná
  • Paulo Roberto Gutierrez Universidade Estadual de Londrina
  • Tiemi Matsuo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p19

Palavras-chave:

Acidentes de Trabalho, Enfermagem, Riscos ocupacionais.

Resumo

Os trabalhadores de enfermagem que atuam em unidades hospitalares estão expostos a muitos riscos ocupacionais que culminam com a ocorrência de acidentes de trabalho de variadas naturezas. Este estudo apresenta revisão de literatura a respeito dos acidentes de trabalho que acometem os referidos profissionais; caracteristicamente, os trabalhadores de enfermagem dedicam-se ao cuidado dos pacientes e necessitam que seja dedicado igual cuidado com a própria saúde. Estratégias preventivas apresentam- se como desafio para administradores e trabalhadores, onde o maior ganho está na promoção da saúde destes profissionais.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iara Aparecida de Oliveira Sêcco, Universidade Norte do Paraná

Docente de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná, Mestre em Saúde Coletiva e Enfermeira da Assessoria de Enfermagem no Planejamento e Controle do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná Avenida Arthur Thomas, 1355, Casa 2 – CEP 86065-000 Jardim Bandeirantes - Londrina PR – Fone: (43) 328 4005.

Paulo Roberto Gutierrez, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Ciências da Saúde.

Tiemi Matsuo, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Matemática Aplicada do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina, Doutora em Estatística.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Sêcco IA de O, Gutierrez PR, Matsuo T. Acidentes de trabalho em ambiente hospitalar e riscos ocupacionais para os profissionais de enfermagem. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 18º de abril de 2024];23(1):19-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3690

Edição

Seção

Artigos