Características da dentadura mista e tipos de padrões faciais em crianças brasileiras

Autores

  • Graciela de Almeida Zanetti Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado Universidade de São Paulo
  • Salete Moura Bonifácio de Souza Universidade de São Paulo
  • Eloisa Balarotti Universidade de São Paulo
  • Fabricia Lula Delgado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p67

Palavras-chave:

Dentadura mista, Má-oclusão, Apinhamento.

Resumo

Na época correspondente à fase de dentadura mista, ocorrem grandes alterações nos arcos dentais. Observa-se que é uma fase de intenso crescimento da criança, na qual alguns desvios da normalidade podem instalar-se. Sendo papel do Odontopediatra diagnosticar e tratar, sempre que possível, as alterações morfológicas e funcionais desta fase de desenvolvimento da dentição, o presente trabalho teve por finalidade, por meio de exame clínico de uma amostra aleatória de 495 crianças na faixa etária de 7 a 9 anos de idade, residentes na cidade de Londrina – PR, avaliar as características mais freqüentes observadas na fase de dentadura mista cujas variações são extremas devido ao período crítico e repleto de mudanças que ocorrem nesta fase. Os resultados evidenciaram: presença de mordida aberta, mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, apinhamento antero inferior e antero superior, e diferentes padrões faciais. Por intermédio de gráficos, os resultados foram elaborados ilustrando-se assim a percentagem de prevalência destas características encontradas.Com isto pode-se concluir que inúmeras alterações acontecem nesta fase que não é estática, mas sim dinâmica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graciela de Almeida Zanetti, Universidade de São Paulo

Mestre em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Saúde Coletiva, Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Salete Moura Bonifácio de Souza, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Saúde Coletiva, Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, colaboradora da pesquisa. dissertação de mestrado.

Eloisa Balarotti, Universidade de São Paulo

 

Mestre em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP e colaboradora da pesquisa.

Fabricia Lula Delgado, Universidade de São Paulo

 

Mestre em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP e colaboradora da pesquisa

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Zanetti G de A, Machado MA de AM, Souza SMB de, Balarotti E, Delgado FL. Características da dentadura mista e tipos de padrões faciais em crianças brasileiras. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 29º de março de 2024];24(1):67-76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3659

Edição

Seção

Artigos