O processo de reminiscências: um meio de integrar gerações; uma alternativa de promover saúde

Autores

  • Elza Maria de Souza Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p3

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Integração entre gerações, Reminiscências.

Resumo

O Brasil está evidenciando um rápido aumento da população idosa, porém o número de jovens na população ainda continua elevado. Esses dois grupos etários são, em geral, considerados improdutivos e consumidores de recursos. No entanto, jovens e idosos podem dar uma imensa contribuição à sociedade por meio de atividades de integração intergeracional, pouco exploradas no país. Em 1998 foi iniciado um projeto de integração entre gerações na Cidade de Ceilândia, Distrito Federal. As atividades tinham o propósito de promover o bem estar dos idosos, crianças e adolescentes, usando-se o processo de reminiscências como estratégia de integração. A finalidade deste estudo é avaliar o projeto de acordo com a opinião dos participantes e enfatizar a contribuição de jovens e idosos na promoção do bem estar individual e coletivo. De novembro de 1999 a abril de 2000 foi conduzida uma pesquisa qualitativa usando-se a técnica dos grupos focais. Seguindo-se um roteiro foram entrevistados, treze grupos de estudantes de 8 a 13 anos de idade, 3 grupos de idosos de 60 anos ou mais e um grupo de professoras, com o objetivo de avaliar atividades conjuntas entre jovens e idosos. Os resultados sugerem mudança de atitude dos alunos e professores em relação aos idosos e à velhice. Os idosos relataram melhora no estado de saúde. Para todos os grupos, os achados sugerem aprimoramento da convivência entre gerações. Os achados parecem indicar que atividades de integração entre gerações, usando-se o processo de reminiscências contribuem para fortalecer normas de solidariedade e a confiança mútua entre gerações, podendo ser uma alternativa de investimento no bem estar dos participantes. No entanto, estudos adicionais serão necessários para comprovar esses achados.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elza Maria de Souza, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

 

Médica e Pesquisadora da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Especialização em Geriatria e Gerontologia, Southampton University - Inglaterra (1989-1991).Mestrado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília DF (1995- 1997). Doutoranda em Promoção da Saúde - London School of Hygiene and Tropical Medicine, Londres- Inglaterra.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Souza EM de. O processo de reminiscências: um meio de integrar gerações; uma alternativa de promover saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 29º de março de 2024];24(1):3-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3652

Edição

Seção

Artigos