Agrotóxicos: Risco à Saúde do Trabalhador Rural

Autores

  • Mara Regina Domingues
  • Márcia Rodrigues Bernardi
  • Elisabete Yurie Sataque Ono Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Augusto Ono Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p45

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Intoxicação, Trabalhador rural.

Resumo

O objetivo desse artigo foi levantar os principais fatores de risco de intoxicação por agrotóxicos a que os trabalhadores rurais estão expostos. É urgente que os profissionais envolvidos com atividades agrícola adotem medidas educativas e preventivas para minimização desses riscos. Os agrotóxicos são amplamente utilizados nas diversas culturas de importância econômica, proporcionando a produção de alimentos a um preço acessível, porém a utilização indiscriminada destes produtos pode causar danos a saúde humana, animal e ao meio ambiente, principalmente em países em desenvolvimento, e.g. Brasil. As doenças ocupacionais e intoxicações acidentais são freqüentes, devido à dificuldade na utilização de equipamentos de segurança. Há, também, o problema da dificuldade da maioria dos trabalhadores rurais, compreenderem as instruções quanto ao uso seguro dos agrotóxicos, devido à baixa escolaridade. Assim, é necessário restringir o uso dos agrotóxicos mais perigosos, para reduzir os casos de intoxicação aguda, além de investir em programas preventivos de saúde.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Regina Domingues

Bióloga com Especialização em Biologia Aplicada à Saúde

Márcia Rodrigues Bernardi

Bióloga com Especialização em Biologia Aplicada à Saúde

Elisabete Yurie Sataque Ono, Universidade Estadual de Londrina

eysono@uel.br

Docente do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia/CCE/UEL

Mario Augusto Ono, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Ciências Patológicas/CCB/UEL, Disciplina de Imunologia – CCB – Universidade Estadual de Londrina. Autor para correspondência.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Domingues MR, Bernardi MR, Ono EYS, Ono MA. Agrotóxicos: Risco à Saúde do Trabalhador Rural. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 29º de março de 2024];25(1):45-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3625

Edição

Seção

Artigos