Formulação de equação preditiva do Vo2max baseada em dados que independem de exercícios físicos

Autores

  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo José Abatti Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2006v27n2p139

Palavras-chave:

Ergoespirometria, VO2max, Teste de esforço.

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia capaz de predizer o consumo absoluto e relativo de oxigênio a partir de dados fisiológicos básicos do indivíduo sem a realização de esforço físico. Inicialmente descrevem-se as motivações que conduziram a este trabalho, os princípios gerais dos testes de esforço físico e as técnicas realizadas para se medir e/ou predizer o VO2max em indivíduos aparentemente saudáveis, utilizando-se de dados obtidos a partir de 30 sujeitos universitários entre 20 a 30 anos (23,4 anos ± 3,18 anos). Usando-se destas informações, propõe-se uma equação objetivando a predição do VO2max, baseada no elevado coeficiente de correlação existente entre a absorção de oxigênio por unidade de tempo e a freqüência cardíaca r = 0,9148. Demonstra-se mediante testes preliminares, que o modelo matemático proposto apresenta índice de acerto próximo às medidas obtidas diretamente em laboratório por técnicas ergoespirométricas, com erro percentual inferior a 6%. A utilização deste modelo proporciona uma primeira estimativa útil para uma triagem rápida e uma possível classificação de grandes grupos de indivíduos quanto ao grau da aptidão cardiorrespiratória.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Assistente II da Disciplina de Fisiologia Humana e Cinesiologia do Colegiado de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestre em Engenharia Biomédica pelo CEFET-PR.

Paulo José Abatti, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

 

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação (CPGEI) do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

1.
Lima DF de, Abatti PJ. Formulação de equação preditiva do Vo2max baseada em dados que independem de exercícios físicos. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2006 [citado 29º de março de 2024];27(2):139-4. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3513

Edição

Seção

Artigos