Análise microbiológica de pontas de cateteres venosos centrais provenientes de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • Claudia Ross Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Mariuza Borsato Quesada Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Girardello Universidade Estadual de Londrina
  • Ligia Maira dos Santos Rogeri Universidade Estadual de Londrina
  • Leandro Augusto Calixto Universidade Estadual de Londrina
  • Jacinta Sanchez Pelayo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2006v27n2p117

Palavras-chave:

Cateter venoso central, Cultura semi-quantitativa, Microrganismos isolados.

Resumo

Cateteres venosos centrais (CVC) são utilizados na terapia intravenosa com a finalidade de facilitar o diagnóstico e o tratamento do paciente, pois permitem a administração de medicamentos, nutrição parenteral, além de serem usados como acesso vascular para hemodiálise. Entretanto, o uso desses cateteres oferece riscos de infecção local e sistêmica, incluindo endocardite e bacteremia. O presente estudo teve por objetivo isolar microrganismos de CVC, utilizando a técnica de cultura semi-quantitativa, e identificar os mesmos, mediante provas bioquímicas convencionais e por sistema automatizado. Neste estudo, 198 pontas de CVC foram avaliadas e 105 (53%) foram consideradas positivas, ou seja, apresentaram crescimento microbiano ³ 15 UFC. Os microrganismos encontrados foram os seguintes: 63,8% de bactérias Gram-positivas; 30,5% de bactérias Gram-negativas e 5,7% de leveduras. Os microrganismos predominantes foram: Staphylococci coagulase-negativa (35,2%), Staphylococcus aureus (25,7%), Klebsiella pneumoniae (8,5%), Pseudomonas aeruginosa (7,6%), Acinetobacter baumannii (7,6%) e Candida albicans (4,7%). O aumento da incidência de infecção relacionada a cateter tem sido observado mundialmente, e decorre do aumento de procedimentos médicos invasivos, utilizados para o tratamento de pacientes. Este estudo possibilitou identificar os microrganismos predominantes em pontas de CVC, em um hospital escola da região de Londrina-PR. A identificação destes microrganismos é de extrema importância para otimizar o tratamento da infecção e estabelecer medidas preventivas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Ross, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Microbiologia, Departamento de Microbiologia, Universidade Estadual de Londrina – PR, Brasil.

Regina Mariuza Borsato Quesada, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, Universidade Estadual de Londrina – PR, Brasil.

Raquel Girardello, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Microbiologia, Departamento de Microbiologia, Universidade Estadual de Londrina – PR, Brasil.

Ligia Maira dos Santos Rogeri, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmicos de Farmácia, Universidade Estadual de Londrina – PR, Brasil.

Leandro Augusto Calixto, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmicos de Farmácia, Universidade Estadual de Londrina – PR, Brasil.

Jacinta Sanchez Pelayo, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Microbiologia e Coordenadora do Programa de Mestrado/Doutorado em Microbiologia da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

1.
Ross C, Quesada RMB, Girardello R, Rogeri LM dos S, Calixto LA, Pelayo JS. Análise microbiológica de pontas de cateteres venosos centrais provenientes de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2006 [citado 28º de março de 2024];27(2):117-23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3506

Edição

Seção

Artigos