Adolescência e sexualidade no cotidiano da equipe de enfermagem do serviço de atenção básica de saúde

Autores

  • Tatiana Yoriko Tomita Universidade Estadual de Londrina
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n1p39

Palavras-chave:

Adolescência, Sexualidade, Enfermagem, Atenção Básica de Saúde.

Resumo

 

Trata-se de uma investigação descritiva quantitativa para identificar a percepção da equipe de enfermagem, do Serviço de Atenção Básica de Saúde, a respeito das questões referentes à sexualidade e a adolescência. Participaram da pesquisa 57 profissionais, (52%) enfermeiros e (43,9%) auxiliares de enfermagem. O sexo feminino foi predominante, 84%. A maioria (54%) refere ser da religião católica. A prática da masturbação é uma forma natural de conhecer o corpo para 84% da equipe. A homossexualidade é uma escolha como outra qualquer para 56% dos católicos, enquanto que, 42% dos evangélicos consideram-na um distúrbio psicológico. Referem que a iniciação sexual deve acontecer entre 20 e 24 anos de idade (61%) e ser com alguém que se sinta grande atração. Quem deve conversar sobre sexualidade com os adolescentes são os pais e os profissionais da educação e da saúde (96%). Quanto à abordagem dos adolescentes no serviço, 63% se sentem preparados mesmo que 37% consideram ser difícil responder as questões sobre a temática por não fazer parte do dia-a-dia. Os profissionais deste estudo demonstram responsabilidade quanto ao processo educativo e preventivo, mas ainda alguns tabus e preconceitos estão presentes e podem interferir no processo de educação em saúde quanto à prevenção da gravidez não planejada e dos riscos da transmissão das DST e da aids.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Yoriko Tomita, Universidade Estadual de Londrina

Estudante do 4º Ano do Curso de Enfermagem - Departamento de Enfermagem - Centro de Ciências da Saúde – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Docente do Departamento de Enfermagem - Área da Saúde da Criança e do Adolescente - Centro de Ciências da Saúde - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Endereço: Av. Robert Koch, nº 60, Vila Operária, 1º Andar, CEP: 86038-440 - Londrina - Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

1.
Tomita TY, Ferrari RAP. Adolescência e sexualidade no cotidiano da equipe de enfermagem do serviço de atenção básica de saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2007 [citado 28º de março de 2024];28(1):39-52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3489

Edição

Seção

Artigos