Métodos de triagem e de confirmação para detecção de BLEAs (beta lactamases de espectro ampliados) em isolados de Klebsiella pneumoniae

Autores

  • Eliana Carolina Vespero Universidade Estadual de Londrina
  • Marcia Regina Eches Perugini Universidade Estadual de Londrina
  • Halha Ostrensky Saridakis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n1p33

Palavras-chave:

K.pneumoniae, Beta-lactamases de espectro ampliado (BLEAs), Triagem.

Resumo

BLEAs (ß-lactamases de espectro estendido) são enzimas produzidas por várias espécies de Enterobacteriaceae, principalmente Klebsiella pneumoniae, as quais conferem resistência aos ßlactâmicos de espectro ampliado e aztreonam. Considerando a importância da detecção de BLEAs, neste estudo foram comparados métodos de triagem e de confirmação. As 107 amostras de K. pneumoniae, isoladas de pacientes com infecção urinária foram triadas quanto à produção de BLEAs, segundo normas do NCCLS 2005, utilizando microdiluição em caldo no Microscan Walkaway e teste de disco difusão de Kirby-Bauer (KBD). As 55 cepas selecionadas foram submetidas a ensaios de confirmação como possíveis produtoras de BLEAs (51,4%): E-test, aproximação com discos duplos (DD) e associação com ácido clavulânico (CA). A produção de BLEAs foi detectada pelos cinco métodos em 38 (69%) amostras e 10 amostras (18,2%) foram negativas para o teste DD. Sete amostras (12,7%) não apresentaram valores sugestivos no método automatizado e também foram negativos no teste de DD, mas os valores dos halos no teste de KBD foram indicativos da produção de BLEAs. Estes resultados sugerem que o uso combinado do método KBD e associação com CA podem ser utilizados como um sistema alternativo eficiente e menos dispendioso que o E-test.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Carolina Vespero, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Microbiologia-Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Paraná-Brazil-Endereço: Departamento de Microbiologia/CCB-Campus UEL- Ramal: 3371-4494.

Marcia Regina Eches Perugini, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas-Universidade Estadual de Londrina

Halha Ostrensky Saridakis, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Microbiologia-Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Paraná-Brazil-Endereço: Departamento de Microbiologia/CCB-Campus UEL- Ramal: 3371-4494.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

1.
Vespero EC, Perugini MRE, Saridakis HO. Métodos de triagem e de confirmação para detecção de BLEAs (beta lactamases de espectro ampliados) em isolados de Klebsiella pneumoniae. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2007 [citado 20º de abril de 2024];28(1):33-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3488

Edição

Seção

Artigos