Aspectos ergonômicos e posturais e o trabalhador da área de saúde

Autores

  • Neusa Maria Costa Alexandre Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n2p109

Palavras-chave:

Ergonomia, Postura, Dor lombar.

Resumo

Os distúrbios osteomusculares representam um importante problema de saúde ocupacional. Os trabalhadores da área de saúde estão sujeitos a sintomas osteomusculares, atribuídos particularmente a condições ergonômicas inadequadas. Os procedimentos que envolvem a movimentação e o transporte de pacientes são considerados os mais penosos para esses trabalhadores, e a implementação de treinamento é parte obrigatória de programas de prevenção. O presente trabalho teve por objetivo sintetizar e descrever criticamente os pontos básicos das principais estratégias de prevenção e controle dos sintomas osteomusculares, em trabalhadores da área de saúde, dentro de uma abordagem ergonômica. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática, articulando evidências empíricas produzidas por trabalhos científicos da autora. Nele se discutem temas relativos às orientações posturais, aspectos ergonômicos específicos e considerações sobre os procedimentos de movimentação e transporte de pacientes. Descreve também equipamentos que deveriam ser utilizados durante a movimentação e o transporte de pacientes considerando que eles devem ser urgentemente implementados nas atividades práticas da área de saúde.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neusa Maria Costa Alexandre, Universidade Estadual de Campinas

 

Enfermeira. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Enfermagem. Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo 13083-970 - Campinas, SP - Brasil. Caixa-Postal: 6111 - Telefone: (19) 3521 8820 Ramal: 8844 Fax: (19) 3521 8822.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

1.
Alexandre NMC. Aspectos ergonômicos e posturais e o trabalhador da área de saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2007 [citado 19º de março de 2024];28(2):109-18. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3475

Edição

Seção

Artigos