Origens do(s) sexo(s) e a rainha dos problemas da biologia evolutiva

Autores

  • Ricardo Francisco Waizbort Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Carolina Nascimento Spiegel Universidade Federal Fluminense
  • Filipe Cavalcanti da Silva Porto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p171

Palavras-chave:

História da Biologia, Reprodução sexuada, Meiose, Anisogamia, Hipótese da rainha vermelha

Resumo

A reprodução sexuada já foi considerada universal, e posteriormente, a forma mais perfeita de reprodução. Todavia, a partir de meados do século XIX, pesquisas no nível celular colocaram em xeque a ideia de que tipos de reprodução assexuadas fossem primitivos ou inferiores. Ao longo do século XX, e adentrando no XXI, hipóteses foram levantadas para explicar as vantagens da reprodução sexuada sobre a assexuada assim como o que permitiria a reprodução sexuada se manter quando seria mais vantajoso se reproduzir de forma assexuada. A mais importante e conhecida é a hipótese da Rainha Vermelha. Paralelamente, vários trabalhos procuraram entrever as pressões ecológicas que permitiram e favoreceram o aparecimento da reprodução sexuada em um cenário situado há cerca de dois bilhões de anos. O objetivo desse trabalho é revisar respostas históricas que marcaram o estudo da origem, da evolução e da manutenção da reprodução sexuada, identificando algumas das principais questões que a comunidade científica elaborou nos últimos duzentos anos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Francisco Waizbort, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz.

Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Filipe Cavalcanti da Silva Porto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. Professor de ensino fundamental e médio da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Waizbort RF, Spiegel CN, Porto FC da S. Origens do(s) sexo(s) e a rainha dos problemas da biologia evolutiva. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];39(2):171-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/34061

Edição

Seção

Artigos de Revisão