Integração ensino-serviço-comunidade: concepções atribuídas pelos estudantes de enfermagem

Autores

  • Camila Dalcól Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0002-6224-0582
  • Elias Pedro da Silva Junior Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0002-0911-0199
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0003-2421-4532
  • Elisabete Fátima Pólo de Almeida Nunes Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2019v40n1p47

Palavras-chave:

Ensino, Serviço, Comunidade, Enfermagem, Currículo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de integração ensino-serviço-comunidade atribuídas pelos estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório, compreensivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Paraná. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2014 e agosto de 2015, por meio de grupos focais, envolvendo 37 estudantes. Os grupos focais foram gravados, transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°18931613.5.0000.5231. Das concepções de integração ensinoserviço- comunidade descritas pelos estudantes emergiram quatro categorias: concepções sobre o ensino; avançando para a integração ensino-serviço; integrando o ensino e a comunidade; e compreendendo a integração ensino-serviço-comunidade. As concepções sobre ensino-serviço e comunidade envolveram a integração entre diferentes cursos da área da saúde, o primeiro contato com o serviço e profissionais de saúde, o trabalho em equipe multiprofissional, a compreensão do ser humano como um todo, bem como a relação entre teoria e prática nos diferentes níveis de atenção. Os resultados foram discutidos de acordo com o pensamento complexo de Edgar Morin. Ressaltamos a importância da integração ensinoserviço- comunidade na formação do enfermeiro em um processo compartilhado entre instituições de ensino, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, bem como com a comunidade.

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Biografia do Autor

Camila Dalcól, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel - UENP

Elias Pedro da Silva Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL

Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Elisabete Fátima Pólo de Almeida Nunes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

1.
Dalcól C, Silva Junior EP da, Garanhani ML, Vannuchi MTO, Nunes EFP de A. Integração ensino-serviço-comunidade: concepções atribuídas pelos estudantes de enfermagem. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 5º de setembro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];40(1):47-62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/33726

Edição

Seção

Artigos