Informações aos pais: um subsídio ao enfrentamento do câncer infantil

Autores

  • Anna Flavia Figueiredo Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Suellen dos Santos Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Mauren Teresa G. Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Flavia Lopes Gabani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p145

Palavras-chave:

Neoplasias, Enfermagem pediátrica, Família

Resumo

O número de casos de câncer tem aumentado nas últimas décadas, convertendo-se em um problema de saúde pública mundial, devido às altas incidência e mortalidade, além de suas implicações na qualidade de vida do sujeito e de sua família. Cânceres pediátricos apresentam particularidades em relação a tumores que acometem adultos, como diferentes locais primários e distinta origem histológica, além de um menor período de latência, o que implica em um crescimento mais rápido e maior capacidade de invasão de tecidos adjacentes. Entretanto, respondem melhor ao tratamento quimioterápico. O objetivo do trabalho foi descrever, do ponto de vista dos pais, o processo de comunicação do diagnóstico e tratamento da criança, identificar as dúvidas dos mesmos e analisar como tais informações influenciaram a família no enfrentamento da doença. Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva com 19 pais de crianças em tratamento quimioterápico em um Hemocentro do Paraná. A coleta de dados deu-se nos meses de julho e agosto de 2014 por meio de entrevista semiestruturada. Adotou-se para análise dos dados a Análise de Conteúdo Temática. Entre as percepções dos pais sobre o esclarecimento da doença emergiram três temas: processo de comunicação do diagnóstico e formas de tratamento; informações: algumas recebidas, outras obtidas; informações como subsídio para o cuidado. A pesquisa revelou a necessidade de reconhecer a díade criança-família como paciente, para que os pais obtenham informações concretas sobre o diagnóstico e tratamento a fim de utilizá-las como subsídio para o enfrentamento e empoderamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Flavia Figueiredo Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Residente em Saúde da Criança do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Suellen dos Santos Silva, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Saúde da Criança, Modalidade Residência, pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Mauren Teresa G. Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Enfermagem, Professora Associada, Área de Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Enfermagem pela Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Professora Adjunta, Área de Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Flavia Lopes Gabani, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Saúde Coletiva pela , Londrina, Paraná, Brasil. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Figueiredo Fernandes AF, Silva S dos S, G. Mendes Tacla MT, Pimenta Ferrari RA, Gabani FL. Informações aos pais: um subsídio ao enfrentamento do câncer infantil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];39(2):145-52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/32356

Edição

Seção

Artigos