Qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores associados

Autores

  • Higor Santos Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Denise Andrade Pereira Meier Universidade Estadual de Londrina
  • Renne Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p129

Palavras-chave:

Sono, Estudantes de enfermagem, Qualidade de vida.

Resumo

Nosso objetivo foi analisar a qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores a ela associados. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, desenvolvido entre estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil, no período de maio a junho de 2017. Considerou-se como variável dependente a qualidade do sono, verificada por meio do Pittsburgh Sleep Quality Index. Dos 185 participantes, com média de idade de 20,4 anos, 9,2% apresentavam vínculo empregatício com carga horária superior a 20 horas semanais, e 91,9% eram do sexo feminino. Consumo de álcool com frequência superior a duas vezes por semana foi referido por 5,4%; ingestão diária de café, por 23,2%, e tabagismo, por 3,2%. Observou-se pior qualidade do sono em 67,0% dos estudantes. Não houve associações significativas entre a pior qualidade do sono e as variáveis investigadas. Os dados demonstram aspectos importantes sobre a qualidade do sono dos estudantes de enfermagem e estimulam reflexões acerca de características peculiares dessa população que podem ser aprimoradas para uma melhoria na qualidade de vida e de sono desses futuros profissionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Higor Santos Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Denise Andrade Pereira Meier, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná. Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

 

Renne Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná. Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Lopes HS, Meier DAP, Rodrigues R. Qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores associados. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];39(2):129-36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/32236

Edição

Seção

Artigos