Avaliação do potencial tóxico e citogenóxico do sedimento do Rio São Francisco (Polo Juazeiro/BA) mediante bioensaio Allium cepa L.

Autores

  • Jadilson Mariano Damasceno Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Laysla dos Santos Motta Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ilka Fernanda Mendes Pereira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Christina Brasileiro Vidal Universidade Federal de Pernambuco
  • Draulio Costa da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paula Tereza da Silva Embrapa Semiárido
  • Kyria Cilene de Andrade Bortoleti Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp104

Palavras-chave:

Genotoxicidade, Metais pesados, Submédio São Francisco

Resumo

A cidade Juazeiro/BA vem apresentando um crescimento populacional, desenvolvimento industrial e prática intensiva de agricultura, potencializando o lançamento de efluentes urbanos, industriais e agrícolas no rio São Francisco sem o tratamento adequado, a exemplo do canal do Tourão, podendo gerar impacto sobre água e sedimento. Este trabalho avaliou a toxicidade e citogenotoxicidade em sedimentos do rio São Francisco, influenciados por este efluente, mediante o bioensaio Allium cepa L. e sua correlação com a concentração de metais pesados. Amostras compostas foram coletadas em três pontos de amostragem: à montante (M), no despejo (E) e à jusante (J) do efluente, durante as estações de estiagem (EE, Agosto/2015) e chuvosa (EC, Março/2016). A quantificação de metais foi determinada por espectrometria de absorção atômica. Sementes de A. cepa foram submetidas aos sedimentos coletados e aos controles positivo (Metil Metano Sulfonato e Trifluralina) e negativo (CN; água ultrapura). Após germinação, as raízes foram medidas, fixadas e utilizadas para preparação de lâminas através do método de Feulgen. Foram analisadas 7500 células/tratamento e os resultados comparados ao CN, utilizando o teste de Kruskal-Wallis ou Tukey(p<0,05). O crescimento médio das raízes foi estimulado pelas amostras coletadas à M (0,82 e 0,53 cm para EE e EC, respectivamente), bem como pela amostra coletada à J (0,55 cm) durante a EC, sugerindo uma ação tóxica nesses sedimentos. Por sua vez, a diminuição do índice mitótico evidenciou citotoxicidade para as amostras coletadas em E (8,62%) e J (8,18%) na EC. Com exceção das amostras citotóxicas acima citadas, as quais apresentaram um potencial genotóxico, a frequência de alterações cromossômicas apontou a presença de genotoxicidade para os sedimentos avaliados em ambas as estações. Os resultados revelaram uma maior toxicidade e citotoxicidade para a EC, enquanto que para EE, houve a predominância de genotoxicidade nos sedimentos, sugerindo que a diminuição da água possa acarretar um agravamento da poluição no ambiente. Tal fato é respaldado pela maior concentração de metais pesados (Ni, Pb, Fe, Zn, Cu, Mn e Cr) durante a EE, que embora dentro dos limites estabelecidos pela Resolução, podem estar atuando de forma aditiva e/ou sinergística no rio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jadilson Mariano Damasceno, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Colegiado de Ciências Biológicas/Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE

Laysla dos Santos Motta, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Colegiado de Ciências Biológicas/Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE

Ilka Fernanda Mendes Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Genética/Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE

Ana Christina Brasileiro Vidal, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Genética/Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE

Draulio Costa da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Departamento de Genética/Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE

Paula Tereza da Silva, Embrapa Semiárido

Embrapa Semiárido, Petrolina-PE

Kyria Cilene de Andrade Bortoleti, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Colegiado de Ciências Biológicas/Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

1.
Damasceno JM, Motta L dos S, Pereira IFM, Brasileiro Vidal AC, Silva DC da, Silva PT da, Bortoleti KC de A. Avaliação do potencial tóxico e citogenóxico do sedimento do Rio São Francisco (Polo Juazeiro/BA) mediante bioensaio Allium cepa L. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16º de fevereiro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];38(1supl):104. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29539