Citogenética comparativa de três populações de Bryconamericus aff. iheringii (Boulenger, 1887) (Characidae, Stevardiinae)

Autores

  • Anahiê Bortoncello Prestes Universidade Estadual de Maringá
  • Aline Nardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leonardo Marcel Paiz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mariane Gavazzoni Universidade Estadual de Maringá
  • Roberto Laridondo Lui Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rafaela Maria Moresco Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jocicléia Thums Konerat Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vladimir Pavan Margarido Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp128

Palavras-chave:

5S rDNA, Inserções, NTS, Sintenia

Resumo

Bryconamericus é um dos gêneros mais numerosos de Characidae, com cerca de 60 espécies de porte reduzido, popularmente conhecidas como “lambaris”, e ampla diversidade nas drenagens atlânticas do continente americano. Apesar do elevado número de espécies, poucas foram estudadas citogeneticamente. Estudos citogenéticos em populações de Bryconamericus aff. iheringii dos rios Ijuí (Alto rio Uruguai), Piquiri (Alto rio Paraná) e Iguaçu (baixo rio Paraná) revelaram 2n=52 cromossomos, sem diferenciação de cromossomos sexuais e com variação interpopulacional de fórmulas cariotípicas. Heterocromatinas foram evidenciadas na região centromérica da maioria dos cromossomos e telomérica em alguns pares, os quais diferiram entre as populações. Diferente das outras populações, B. aff. iheringii do rio Iguaçu apresentou ainda heterocromatinas na região intersticial do braço longo do par de cromossomos subtelocêntricos 15. As AgRONs mostraram-se simples para a população do rio Iguaçu, e múltiplas para as demais, sendo observados dois padrões na população do rio Ijuí. A 18S rDNA-FISH corroborou os resultados obtidos pela impregnação por prata nas populações dos rios Ijuí e Iguaçu, e evidenciou cístrons extras na população do rio Piquiri. A 5S rDNA-FISH evidenciou cístrons simples no segundo padrão da população do rio Ijuí e na população do rio Iguaçu, e múltiplos para o primeiro padrão da população do rio Ijuí e para a população do rio Piquiri. Nas populações dos rios Ijuí e Piquiri foram encontrados cístrons 5S e 18S em sintenia, variando em número e nos pares portadores. A amplificação do DNA e posterior eletroforese em gel de agarose realizada em indivíduos dos rios Ijuí e Piquiri, revelou para ambas as populações um fragmento em torno de 230pb correspondente aos genes de 5S rDNA, e outro por volta de 400pb, o qual corresponde a variantes do 5S rDNA, devido possivelmente a inserções nos espaçadores não transcritos (sequências NTS). Apesar de apresentarem número diploide e padrão de distribuição de heterocromatina característico do gênero, a fórmula cariotípica, o número de RONs e a localização dos cístrons dos genes ribossomais mostraram-se importantes marcadores populacionais.

Apoio: CNPq, CAPES, Fundação Araucária

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anahiê Bortoncello Prestes, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Aline Nardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Leonardo Marcel Paiz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Mariane Gavazzoni, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Roberto Laridondo Lui, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Rafaela Maria Moresco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Jocicléia Thums Konerat, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Vladimir Pavan Margarido, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR / Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

1.
Prestes AB, Nardelli A, Paiz LM, Gavazzoni M, Lui RL, Moresco RM, Konerat JT, Margarido VP. Citogenética comparativa de três populações de Bryconamericus aff. iheringii (Boulenger, 1887) (Characidae, Stevardiinae). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];38(1supl):128. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29327