Caracterização de polimorfismo cromossômico em Rineloricaria zaina Ghazzi, 2008 (Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae) do rio Ijuí, bacia do rio Uruguai:

Autores

  • Aline Nardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Anahiê Bortoncello Prestes Universidade Estadual de Maringá
  • Simone Cristina Girardi Universidade Estadual de Maringá
  • Lucas Baumgartner Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leonardo Marcel Paiz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rafaela Maria Moresco Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jocicléia Thums Konerat Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vladimir Pavan Margarido Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp118

Palavras-chave:

5S rDNA, Fusões cromossômicas, ITS

Resumo

Dentre os loricarídeos, Rineloricaria tem destaque devido a elevada quantidade de espécies. Com ampla distribuição geográfica e grande diversidade de habitats, possuem alta complexidade taxonômica e citogenética, o que dificulta a compreensão da evolução do grupo. Este estudo buscou caracterizar citogeneticamente uma população de Rineloricaria zaina do rio Ijuí, bacia do rio Uruguai, através das técnicas citogenéticas básicas (Giemsa, AgRONs e bandamento C) e moleculares (FISH com sondas de 5S e 18S rDNA, sequências [TTAGGG]n). Foi observado polimorfismo cromossômico numérico e estrutural, com número diplóide variando de 55 a 58 cromossomos, e presença de quatro citótipos distintos: A, 2n=55 cromossomos (12m+1sm+42a, NF=68); B, 2n=55 cromossomos (13m+1sm+41a, NF=69); C, 2n=57 cromossomos (10m+1sm+46a, NF=68) e D, 2n=58 cromossomos (9m+2sm+47a, NF=69). A técnica de bandamento C demonstrou heterocromatina na região centromérica na maioria dos cromossomos, coincidente as RONs, e nos citótipos B e D presente também no braço curto de um cromossomo submetacêntrico. As RONs (Ag- e 18S rDNA-FISH) se mostraram em posição terminal do braço curto do par de cromossomos acrocêntricos 15. Cístrons de 5S rDNA foram encontrados na região centromérica de um par de cromossomos metacêntricos e de um par de cromossomos acrocêntricos nos citótipos A, B e C, com diferença no citótipo D que apresentou cístrons de 5S rDNA na região centromérica de um cromossomo metacêntrico e de um par de cromossomos acrocêntricos. Sequências teloméricas intersticiais (ITS) em posição centromérica em um cromossomo metacêntrico foram localizadas nos citótipos A e B, sugerindo a a ocorrência de fusões de cromossomos acrocêntricos na origem deste polimorfismo. Os rearranjos cromossômicos parecem ter se originado partir do citótipo com 2n=58 cromossomos com fusão de seis cromossomos acrocêntricos de um citótipo ancestral (citótipo D), podendo ser portadores de 5S rDNA em região centromérica, resultando em 3 cromossomos metacêntricos, o que dá origem aos citótipos contendo 2n=55 cromossomos (citótipo A e B). O evento de fusão cromossômica é corroborado pela presença de sequências teloméricas em região pericentromérica em um cromossomo nos citótipos A e B. As regiões de rDNA são favoráveis a recombinação, por propiciar fragilidade e permitem rearranjos.

Apoio: CNPq, CAPES, Fundação Araucária

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Nardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Anahiê Bortoncello Prestes, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Simone Cristina Girardi, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Lucas Baumgartner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Leonardo Marcel Paiz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Rafaela Maria Moresco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Jocicléia Thums Konerat, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR

Vladimir Pavan Margarido, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR / Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

1.
Nardelli A, Bortoncello Prestes A, Cristina Girardi S, Baumgartner L, Marcel Paiz L, Maria Moresco R, Thums Konerat J, Pavan Margarido V. Caracterização de polimorfismo cromossômico em Rineloricaria zaina Ghazzi, 2008 (Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae) do rio Ijuí, bacia do rio Uruguai:. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];38(1supl):118. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29320