Dados cromossõmicos sugerem maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus do que entre estes e Dichromatus (Acridiae, Dichroplini)

Autores

  • Caroline Correia Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renan da Silva Olivier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Douglas Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp144

Palavras-chave:

Scotussae, Meiose, Mitose

Resumo

SScotussae é um grupo de gêneros de gafanhotos pertencentes a Dichroplini, com 48 espécies válidas distribuídas em sete gêneros, dentre os quais Chlorus, Dichromatos e Eurotettix formam um grupo monofilético, mas de relação intergêneros ainda não completamente esclarecida. Eurotettix possui 12 espécies, sendo que apenas Eurotettix brevicerci e Eurotettix minor foram cariotipadas, possuindo 2n?=23,X0 e 2n?=22,XY, respectivamente. Este trabalho visa caracterizar cromossomicamente Eurotettix monnei, baseado em 2? e 2?, coletados no Morro do Paxixi (20º27’27”S, 55º37’02”O), Aquidauana, Mato Grosso do Sul. As gônadas foram extraídas em solução fisiológica para insetos, tratadas com colchicina (0,16% em fisiológica-2 horas), hipotonizadas (15 min) e fixadas em Carnoy I. Parte do órgão foi dissociada em ácido acétido 60% sobre lâmina para microscopia, que foi seca a 40 ºC. Algumas lâminas foram coradas com Giemsa 3% e outras submetidas a hibridação in situ fluorescente (FISH) com sonda telomérica (TTAGGG)n. A análise de 35 metáfases mitóticas revelou que E. monnei possui 2n?=21 e 2n?=22. Todos os cromossomos são telocêntricos. Os diplótenos dos machos mostraram 10 bivalentes autossômicos e um univalente sexual, permitindo definir o sistema cromossômico sexual (SCS) de E. monnei como sendo do tipo X0?/XX?. De forma geral, dois bivalentes autossômicos apresentam dois quiasmas ao passo que os demais possuem apenas um. O cromossomo X parece não ser um dos maiores elementos. Considerando o número diploide e o sistema cromossômico sexual, há uma maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus, pois ambos possuem espécies com 2n?=21,X0 e 2n?=23,X0, ao passo que Dichromatos possui exclusivamente espécies com 2n?=21,X1X2Y, configuração não encontrada nos dois gêneros anteriores. Com base na literatura e dados cromossômicos aqui apresentados, notamos que duas espécies de Eurotettix filogeneticamente próximas entre si (E. brevicerci e E. monnei), possuem o mesmo SCS, do tipo X0, ao passo que E. minor, mais distante filogeneticamente, possui um SCS do tipo XY. Apesar de E. monnei apresentar um par de autossomos a menos do que E. brevicerci, o que sugere um evento de fusão cromossômica, não foram encontrados quaisquer sítios teloméricos intersticiais nos cromossomos de E. monnei quando submetidos à técnica de FISH telomérica, apenas as marcações teloméricas típicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Correia Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS

Renan da Silva Olivier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Laboratório de Sistemática, Ecologia e Evolução, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS

Douglas Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

1.
Costa CC, Olivier R da S, Araujo D. Dados cromossõmicos sugerem maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus do que entre estes e Dichromatus (Acridiae, Dichroplini). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16º de fevereiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];38(1supl):144. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29319