Comparação do método Isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia

Autores

  • Henrique Durante Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine Cristine Lemes Mateus de Vasconcelos Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p83

Palavras-chave:

Lombalgia, Cinesioterapia, Isostretching, Tratamento.

Resumo

A lombalgia, definida como processo doloroso da coluna lombar de origens variadas, pode ser tratada clinicamente por meio de várias técnicas fisioterapêuticas, incluindo o método Isostretching e a cinesioterapia convencional. O objetivo deste estudo foi comparar o método Isostretching e a cinesioterapia convencional no tratamento da dor e incapacidade provocados pela lombalgia. Para tanto, participaram deste estudo seis pacientes, do sexo feminino, com diagnóstico médico de lombalgia mecânica e idade média de 34,33 anos (DP=11,44). Para avaliação da incapacidade, foi utilizado o “Índice de Incapacidade de Oswestry” no início e fim do tratamento, e, para avaliação da dor, a escala visual analógica de dor no início e fim do tratamento. As pacientes foram divididas em dois grupos, composto de três pacientes cada, de tratamento individual durante 10 sessões, duas vezes por semana; o grupo A realizou nove posturas do método Isostretching, e o grupo B, alongamentos dos músculos dos membros inferiores e fortalecimento do músculo transverso abdominal. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Komolgorov Smirnov, t de Student e Wilcoxon, com significância de 5%. A análise dos resultados demonstrou que houve diferença em relação a dor apenas no grupo A (p=0,0266), porém não houve diferenças entre os grupos (p=0,5), em relação a incapacidade ambos os grupos apresentaram melhora (p=0,0417 e p=0,0412, respectivamente), contudo não houve diferença entre os mesmos (p=0,25) . Portanto, o presente estudo concluiu que o método Isostretching não foi superior à cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia, sendo necessários novos estudos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Durante, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta graduado pela UEL, Aprimoramento em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP, Residente em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional HU/UEL 2007/2008, Especialista em Fisioterapia Esportiva SONAFE.   

 

Elaine Cristine Lemes Mateus de Vasconcelos, Universidade de São Paulo - USP

Fisioterapeuta e Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do HCFMRP-USP.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

1.
Durante H, Vasconcelos ECLM de. Comparação do método Isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2009 [citado 19º de abril de 2024];30(1):83-90. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2904

Edição

Seção

Artigos