Análise das publicações dos enfermeiros docentes da Universidade Estadual de Londrina-PR de 1995 a 2006

Autores

  • Marcela Maria Birolim Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p27

Palavras-chave:

Enfermagem, Docentes, Linhas de pesquisa, Publicação.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar e classificar a direcionalidade temática e as linhas de pesquisa das publicações feitas pelos docentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) no período de 1995 a 2006. Também foram analisados o local e o tempo de formação, a titulação, a área de atuação dos docentes e a classificação dos periódicos. Como critérios balisadores da classificação dos artigos, adotou-se o QUALIS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os dados foram coletados na plataforma do Curriculum Lattes de cada docente, nos quais se levantou o registro de 183 publicações, editadas em 51 periódicos, sendo 56,9% na temática organizacional, 31,14% ao segmento assistencial e 12,02% na temática profissional. Quanto à classificação QUALIS/CAPES, verificou-se que dos 51 veículos de publicação, 33 deles se enquadravam nas categorias de A a C, sendo a maioria de veiculação nacional. A análise revelou que os docentes do curso de enfermagem da UEL têm o predomínio do perfil investigativo na área organizacional, além disso, ela pode vir a oferecer direções para futuras pesquisas nas temáticas menos exploradas, visando ao fortalecimento das linhas de pesquisa deste grupo profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Maria Birolim, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do curso de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina – Londrina-PR. Endereço: Rua Graúna, nº. 165, bloco 1, apto 302.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira; Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR.

 

Maria Helena Dantas de Menezes Guariente, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira; Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

1.
Birolim MM, Haddad M do CL, Guariente MHD de M. Análise das publicações dos enfermeiros docentes da Universidade Estadual de Londrina-PR de 1995 a 2006. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2009 [citado 19º de abril de 2024];30(1):27-36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2897

Edição

Seção

Artigos