Perfil epidemiológico dos pacientes com leishmaniose tegumentar americana no município de Ilhéus – Bahia

Autores

  • Soraya Sena Campos Uni Faterffir
  • Fleming Sena Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Glayciane Costa Gois Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago Santos Silva Docente do If Sertão

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p155

Palavras-chave:

Diagnóstico, Leishmania, Leishmaniose

Resumo

Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico de 442 pacientes com leishmaniose tegumentar americana no município de Ilhéus entre os anos de 2007 a 2012. A coleta de dados foi realizada na vigilância epidemiológica do município Ilhéus, utilizando como banco de dados os casos notificados e digitados no sistema nacional de notificação de agravos de leishmaniose tegumentar americana. Foram analisadas informações sobre, sexo, faixa etária, escolaridade, critério de confirmação, tipo da leishmaniose, medicação utilizada, conclusão do caso. No município de Ilhéus a letalidade em leishmaniose tegumentar americana foi nula durante o período de estudo e a partir do ano de maior ocorrência houve um decréscimo dos casos positivos. Os indivíduos mais propícios à doença são do sexo masculino, entre 20 a 49 anos, residente em áreas rurais, pardos, autóctone. A forma mais incidente é a cutânea e a droga mais utilizada para o tratamento é a antimonial pentavalente. Não foi confirmada a sazonalidade da doença entre os meses e anos observados e nenhum surto da doença durante o período estudado no município de Ilhéus – Bahia. As informações deste estudo servirão para auxiliar o planejamento de ações epidemiológicas de saúde pública, visando medidas particulares de proteção conforme caracterização local. A partir destes resultados, espera-se mostrar a importância da notificação de investigação, diagnóstico precoce e tratamento eficaz para reduzir sequelas, bem como contribuir para a prevenção e controle da doença na cidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Soraya Sena Campos, Uni Faterffir

Mestre em Saúde Pública, Faculdade de Teologia Fides Reformata; Ilhéus, Bahia, Brasil.

Fleming Sena Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Zootecnia, Pós Doutorando Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG, Garanhuns – PE.

Glayciane Costa Gois, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Zootecnia. Pós Doutoranda em Nutrição Animal, Embrapa Semiárido

 

 

Tiago Santos Silva, Docente do If Sertão

Docente em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão, Ouricuri – PE.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

1.
Campos SS, Campos FS, Gois GC, Silva TS. Perfil epidemiológico dos pacientes com leishmaniose tegumentar americana no município de Ilhéus – Bahia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de dezembro de 2017 [citado 17º de abril de 2024];38(2):155-64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/28416

Edição

Seção

Artigos