Desaparecimento de Proceratophrys moratoi em sua localidade tipo, devido a alterações antrópicas em seu ambiente

Autores

  • Daniel Contieri Rolim Secretaria municipal do meio ambiente de Bauru (SEMMA)
  • Silvio César de Almeida Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p119

Palavras-chave:

Amphibia, Brasil, Cerrado, Espécie ameaçada.

Resumo

Muitos casos de declínio ou desaparecimento de espécies estão sendo documentados em todo o mundo, principalmente relacionados à modificação e perda de habitat. Nós apresentamos fortes evidências do desaparecimento de Proceratophrys moratoi nas áreas de ocorrência conhecida em sua localidade tipo: Botucatu, São Paulo, sudeste do Brasil. Entre agosto de 2006 e dezembro de 2008 nós fizemos amostragens exaustivas na busca pela espécie, nas duas áreas de ocorrência da espécie em Botucatu. No entanto, a espécie não foi registrada nessas áreas. A espécie possui alta especificidade e baixa plasticidade na ocupação do ambiente, não se adaptando as mudanças antrópicas em seu habitat. Estes dados demonstram a importância da conservação das áreas de ocorrência da espécie, principalmente na forma de reserva de proteção integral para garantir a sobrevivência das populações de Proceratophrys moratoi.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Contieri Rolim, Secretaria municipal do meio ambiente de Bauru (SEMMA)

Biólogo da secretaria municipal do meio ambiente de Bauru (SEMMA). Possui Doutorado em Ciências Biológicas na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anfíbios, anuros.

Silvio César de Almeida, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Botucatu, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

1.
Rolim DC, Almeida SC de. Desaparecimento de Proceratophrys moratoi em sua localidade tipo, devido a alterações antrópicas em seu ambiente. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de dezembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];38(2):119-28. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/28047

Edição

Seção

Artigos