Criança com varicela: conhecimento e práticas de profissionais da educação infantil e da saúde

Autores

  • Tabatha de Freitas Moreira Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Lopes Gabani Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1p15

Palavras-chave:

Enfermagem, Varicela, Assistência Integral à Saúde, Educação em Saúde, Creche.

Resumo

Trata-se de pesquisa descritiva, quantitativa e transversal, para analisar o conhecimento acerca da varicela entre profissionais das áreas da educação infantil e da saúde, antes da participação em oficinas de educação em saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicados e processados no programa Epi Info®, considerando-se para análise estatística nível de significância de 5%. Participaram 92 profissionais de oito Centros de Educação Infantil e duas Unidades de Saúde da Família de Londrina (PR). Mais de 52,0% dos profissionais da saúde e 74,0% da educação desconheciam a doença. Para 76,0% dos profissionais da educação e 38,1% dos da saúde a varicela não apresenta complicações, e a etiologia viral reportada foi de 75,0% e 50,0%, respectivamente. A varicela ainda é uma doença prevenível, pouco conhecida entre ambas as categorias profissionais, que emerge para a adequada assistência e redução da transmissibilidade mediante programas de educação em saúde, além da imunização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tabatha de Freitas Moreira Santos, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em Enfermagem em Saúde da Criança pela Universidade Estadual de Londrina.

Flávia Lopes Gabani, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Enfermagem, Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil

Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

1.
Santos T de FM, Gabani FL, Ferrari RAP, Tacla MTGM. Criança com varicela: conhecimento e práticas de profissionais da educação infantil e da saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 18º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(1):15-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/27569

Edição

Seção

Artigos