Aspectos psicossociais da sexualidade na adolescência: diálogos e aprendizagem na escola

Ana Karla da Silva Freire, Mônica Cecília Pimentel de Melo, Michelângela Pinto Vieira, Isabella Mendes Gomes, Jéssica Lopes Gomes, Deolindo de Sousa Ribamar, Vitória Silva Coêlho, Albertino José Ferreira Neto, Keylla Karinna Marques, Gustavo Elias da Silva, Félix Alexandre Antunes Soares, Mateus Mattiuzi da Costa

Resumo


A sexualidade se manifesta com mais intensidade na adolescência, fase em que há transformações intensas. Na escola, faltam espaços de discussão sobre a temática. Pretendeu-se compreender os aspectos psicossociais da sexualidade de adolescentes, revelados através do desenvolvimento de oficinas. Tratase de estudo qualitativo, baseado na pesquisa-ação e na metodologia da problematização, realizado em uma escola pública do município de Juazeiro/BA, através da oficina crítico-emancipatória “Diz aí, professor, pois quero curtir a vida!”, com adolescentes do Ensino Fundamental II e Médio. Os resultados indicam que muitos adolescentes têm receio de conversar com a família por acreditarem que serão repreendidos, bem como têm pouco conhecimento sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e sobre direitos sexuais e reprodutivos. A homossexualidade foi o tema mais polêmico e com opiniões divergentes. Logo, percebe-se a necessidade de enfatizar a educação sexual e reprodutiva nas escolas, abordando o tema de forma alternativa ao modelo tradicional. Os tabus, as crenças e os mitos referentes à sexualidade na adolescência precisam ser discutidos por meio de estratégias que reconheçam os adolescentes como atuantes. Além disso, é importante uma aprendizagem mais reflexiva, com princípios mais humanos, no que concerne à sexualidade, diminuindo o estigma, a discriminação e a violência na sociedade.

Palavras-chave


Sexualidade; Adolescente; Aprendizagem; Educação sexual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1p3

Direitos autorais 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

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