Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de estudantes universitários

Autores

  • Maria Assunta Busato Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Caroline Pedrolo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Luciara Souza Gallina Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Lisiane da Rosa Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n2p75

Palavras-chave:

Saúde, Comportamento alimentar, Consumo de alimentos.

Resumo

Introdução: Alimentação saudável deve estar de acordo com as necessidades alimentares levando em consideração a cultura, raça, gênero, etnia, condição financeira e os aspectos de qualidade, variedade, equilíbrio e moderação.

Objetivos: Conhecer as percepções sobre ambiente e alimentação saudável de estudantes universitários, bem como conhecer suas práticas alimentares.

Método: Este é um estudo observacional prospectivo desenvolvido em uma universidade de Santa Catarina envolvendo estudantes de cursos de graduação da Área de Ciências da Saúde. Dos 1816 estudantes matriculados em 2014/1, foram sorteados 10%, de ambos os sexos, incluindo estudantes de todos os cursos.

Resultados: Participaram da pesquisa 175 estudantes, sendo 81,14% (n=142) do sexo feminino. A idade variou entre 18 e 30 anos. Mais da metade dos estudantes, 58% (n=101), não possue renda, porém recebe ajuda financeira dos pais, sendo que 61% (n=106) dos estudantes realizam suas refeições em casa e 58% (n=101) preparam sua própria refeição. 47% (n=83) levam em média de 15 a 30 minutos para se alimentar e 51% (n=90) classificam como calmo o ambiente onde fazem as refeições com família/amigos. Ainda, 89% (n=156) consideram o almoço como refeição principal consumindo arroz, feijão, carne e salada. No jantar, 62% (n=108) optam por lanches e refeições mais leves e 5% (n=10) não jantam.

Conclusão: A compreensão sobre ambiente e alimentação saudável demonstrou que os estudantes deferem especial importância por um ambiente limpo e agradável, fator que foi destacado como fundamental para uma boa alimentação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Biologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Caroline Pedrolo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Nutricionista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Luciara Souza Gallina, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Nutricionista. Mestre em Administração. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

 

Lisiane da Rosa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Como Citar

1.
Busato MA, Pedrolo C, Gallina LS, Rosa L da. Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de estudantes universitários. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de fevereiro de 2016 [citado 19º de março de 2024];36(2):75-84. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/21447

Edição

Seção

Artigos