Transtorno e déficit de atenção e hiperatividade: integrando terapia complementar ao cuidado da criança/adolescente

Autores

  • Juliane Pagliari Araujo Instituto Federal do Paraná
  • Luciana Cláudia Rizzo Lima Hospital Evangélico de Londrina
  • Juliana Gomes Fernandes Instituto Federal do Paraná
  • Simone Roecker Instituto Federal do Paraná
  • Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p11

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Massagem, Família, Criança, Adolescente.

Resumo

O estudo objetivou identificar o conhecimento de cuidadoras de crianças e adolescentes sobre o Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas percepções quanto às mudanças no cotidiano e no convívio familiar após a participação em sessões de massagem Tui Na. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas nos meses de setembro a novembro de 2013, com nove cuidadoras das crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH que participaram das sessões de massagens. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que algumas mães possuem pouco conhecimento sobre o transtorno dos filhos. Com relação à participação das crianças e adolescentes, foi relatado melhora na comunicação com a família, mais tranquilidade logo após a massagem, sono sereno, melhora do humor e rendimento escolar. As cuidadoras relataram que a participação das crianças e adolescentes nas sessões de massagem Tui Na foi produtiva, com aceitação por parte das crianças e adolescentes e com mudanças positivas no cotidiano e no convívio familiar. As participantes do estudo apontaram que enfrentar as dificuldades do TDAH no dia a dia faz com que ocorra a aproximação com seu filho, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade de vida de toda a família. O compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e a família das crianças e adolescentes sobre o TDAH faz-se importante para a compreensão das mães sobre a patologia, bem como, para o acompanhamento e prosseguimento do tratamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliane Pagliari Araujo, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Docente do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Paraná, Brasil.

Luciana Cláudia Rizzo Lima, Hospital Evangélico de Londrina

Técnica em enfermagem. Especialista pós-técnico em saúde do trabalhador. Hospital Evangélico de Londrina, Paraná, Brasil.

Juliana Gomes Fernandes, Instituto Federal do Paraná

Fisioterapeuta. Especialista em Dermato Funcional. Docente do Colegiado de Massoterapia do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Paraná, Brasil.

Simone Roecker, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Paraná, Brasil.

Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi, Instituto Federal do Paraná

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente do Colegiado de Massoterapia do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

1.
Araujo JP, Lima LCR, Fernandes JG, Roecker S, Siraichi JTG. Transtorno e déficit de atenção e hiperatividade: integrando terapia complementar ao cuidado da criança/adolescente. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de novembro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];36(1):11-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/20551

Edição

Seção

Artigos