Transtorno e déficit de atenção e hiperatividade: integrando terapia complementar ao cuidado da criança/adolescente

Juliane Pagliari Araujo, Luciana Cláudia Rizzo Lima, Juliana Gomes Fernandes, Simone Roecker, Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi

Resumo


O estudo objetivou identificar o conhecimento de cuidadoras de crianças e adolescentes sobre o Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas percepções quanto às mudanças no cotidiano e no convívio familiar após a participação em sessões de massagem Tui Na. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas nos meses de setembro a novembro de 2013, com nove cuidadoras das crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH que participaram das sessões de massagens. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que algumas mães possuem pouco conhecimento sobre o transtorno dos filhos. Com relação à participação das crianças e adolescentes, foi relatado melhora na comunicação com a família, mais tranquilidade logo após a massagem, sono sereno, melhora do humor e rendimento escolar. As cuidadoras relataram que a participação das crianças e adolescentes nas sessões de massagem Tui Na foi produtiva, com aceitação por parte das crianças e adolescentes e com mudanças positivas no cotidiano e no convívio familiar. As participantes do estudo apontaram que enfrentar as dificuldades do TDAH no dia a dia faz com que ocorra a aproximação com seu filho, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade de vida de toda a família. O compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e a família das crianças e adolescentes sobre o TDAH faz-se importante para a compreensão das mães sobre a patologia, bem como, para o acompanhamento e prosseguimento do tratamento.

Palavras-chave


Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Massagem; Família; Criança; Adolescente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p11

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