Variabilidade da sensibilidade à heparina de reagentes do TTPA em plasmas heparinizado in vitro e de pacientes heparinizados

Autores

  • Fernanda Daniela Serralvo Universidade Estadual de Londrina
  • Jacinta Ludovico Zamboti Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Emilia Favero Universidade Estadual de Londrina
  • José Wander Bregano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp243

Palavras-chave:

Tempo de tromboplastina parcial ativado, Heparina, Anticoagulantes, Monitoramento, Sensibilidade.

Resumo

Introdução: No final da década de 80 e início dos anos 90 vários estudos demonstraram a falta de padronização e a variabilidade nos resultados do TTPA devido a diferentes sensibilidades à heparina dos reagentes empregados para sua determinação. Objetivo: Avaliar a sensibilidade à heparina de reagentes utilizados para a determinação do TTPA em amostras de plasmas heparinizadas in vitro e de pacientes em uso de heparina não fracionada (HNF). Material e Métodos: Para este estudo foi utilizado um pool de plasma heparinizado, com concentrações de 0,1 até 1,0 unidade de heparina/mL, 29 pacientes em uso de HNF e 8 kits de reagentes para a determinação do TTPA. Resultados e Discussão: Com os plasmas heparinizados in vitro os resultados com o reagente da Actin® foram estatísticamente diferente dos da Labtest®, da Human® e da Clot®. O melhor coeficiente de correlação, resultado do TTPA versus concentração de HNF, foi observado com o reagente da Stago® (R=0,9919). Quando se empregou os plasmas de pacientes em uso de HNF os resultados do Actin® e do Actin FSL® foram estatisticamente diferentes dos da Clot®. Conclusão: Diferenças estatisticamente significativas, nos valores de TTPA, ainda são observadas, tanto em plasmas de pacientes em uso de HNF como em plasmas heparinizados in vitro de acordo com o reagente utilizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Daniela Serralvo, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Farmácia - Residente em Análises Clinicas - Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - PAC/CCS/Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Jacinta Ludovico Zamboti, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Estatística do CCE/Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Maria Emilia Favero, Universidade Estadual de Londrina

Professora Mestre (Mestrado em Farmácia/Análises Clínicas) do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do CCS/ Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

José Wander Bregano, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor (Doutorado em Ciências da Saúde) do Departamento de Patologia Análises Clínicas e Toxicológicas do CCS/ Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Serralvo FD, Zamboti JL, Favero ME, Bregano JW. Variabilidade da sensibilidade à heparina de reagentes do TTPA em plasmas heparinizado in vitro e de pacientes heparinizados. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 18º de abril de 2024];36(1Supl):243-50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19341