Contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos

Autores

  • Camila Severi Zanoni Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Angela Rossaneis Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Gvozd Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp215

Palavras-chave:

Enfermagem, Especialização, Prática profissional, Capacitação em serviço.

Resumo

Este estudo objetivou investigar as contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que teve como participantes de pesquisa enfermeiros que cursaram a residência em enfermagem de uma instituição universitária pública localizada no sul do Brasil. Os critérios de inclusão foram: ter concluído o curso de residência de enfermagem na instituição de estudo (2006 a 2011) e concordar em participar da pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição tendo CAAE nº 0246.0.268.000-11. Os dados foram coletados por meio de formulário on-line, enviado aos egressos via e-mail, com perguntas abertas e fechadas. Até 2011, 90 enfermeiros haviam sido formados nas modalidades de residência em enfermagem, sendo a maioria jovem e recém-formada. Destes, 65 (72,2%) responderam ao formulário, 86,1% relataram estar trabalhando, divididos em atividades assistenciais (64%), gerenciais (30%), de ensino (25%) e de pesquisa (13%). Citaram competências adquiridas na residência, como visão crítica, ser agente transformador, atuar em equipe, usar o processo de enfermagem, atuar na gerência, desenvolver pesquisa, atuar com ética, entre outras. Ressaltaram sugestões para possíveis alterações no programa da especialização a fim de suprir as deficiências enfrentadas. A residência mostrou-se de grande contribuição para o desenvolvimento da maioria das competências profissionais exigidas do enfermeiro, sendo, portanto, um treinamento em serviço que oferece suporte educacional e práticas diversas, tornando o residente um profissional crítico, capaz de soluções mais resolutivas, além de propiciar a difusão do conhecimento por meio da produção científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Severi Zanoni, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Especialista em Gerência dos Serviços de Enfermegam pela Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da área de Gerência em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Mariana Angela Rossaneis, Universidade Estadual de Maringá-PR

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR.

Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da área de Gerência em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Raquel Gvozd, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Especialista em Gerencia dos Serviços de Enfermagem e em Enfermagem do Trabalho. Doutoranda em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Zanoni CS, Haddad M do CL, Rossaneis MA, Vannuchi MTO, Gvozd R. Contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 19º de março de 2024];36(1Supl):215-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19283