Nível de ácido úrico como biomarcador diagnóstico e prognóstico de doenças cardiovasculares

Autores

  • Venícius Djalma da Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Bordinhão Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Buck Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandra Miyuki Okino Universidade Estadual de Londrina
  • Danielle Venturini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp159

Palavras-chave:

Hiperuricemia, Hipertensão, Doenças cardiovasculares.

Resumo

Diversos estudos propõem a relação entre hiperuricemia e doenças cardiovasculares, implicando em uma relação causal, aumento da morbimortalidade cardiovascular e melhoria da evolução clínica, por meio de farmacoterapia para redução de níveis de ácido úrico. A despeito destes achados, ainda incertos, o que a maioria das evidências sugere é que níveis de ácido úrico podem representar um biomarcador de diagnóstico e/ou prognóstico útil e barato. Portanto, a presente revisão de literatura apresenta as principais e mais recentes evidências sobre a relação de ácido úrico com doenças cardiovasculares, tais como aterosclerose, síndrome metabólica, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão, infarto agudo do miocárdio e mortalidade por doenças cardiovasculares. Os dados mais controversos dizem respeito à doença arterial coronariana, possivelmente por tratar-se de uma síndrome que contemple duas condições - angina instável e infarto agudo do miocárdio - tornando a análise pouco específica. A maioria dos estudos sugere que o ácido úrico, principalmente a hiperuricemia, seja um bom preditor diagnóstico (hipertensão e infarto agudo do miocárdio) e prognóstico (doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca), no entanto poucos estudos avaliaram o desempenho do marcador em termos de curva ROC, sendo impossível emitir conclusões bem fundamentadas neste sentido. Considerando os resultados da maioria das evidências, a acessibilidade e o baixo custo da mensuração dos níveis de ácido úrico, é recomendável a integração da avaliação da hiperuricemia em um conjunto de análise de outros fatores de risco.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Venícius Djalma da Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutico, Especialista em Análises clínicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Thiago Bordinhão, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutico, Residente em Análises Clínicas, Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Juliana Buck Dias, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica e Residente em Análises Clínicas, Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Alessandra Miyuki Okino, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica, Mestre em Análises clínicas, Docente do Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Danielle Venturini, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica, Doutora em Ciências da Saúde, Docente do Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, área bioquímica clínica, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

1.
Rosa VD da, Bordinhão T, Dias JB, Okino AM, Venturini D. Nível de ácido úrico como biomarcador diagnóstico e prognóstico de doenças cardiovasculares. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 4º de maio de 2015 [citado 19º de abril de 2024];36(1Supl):159-68. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19234